Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Governo do Amazonas > Dia do Jovem: Governo do Amazonas orienta sobre importância das vacinas durante a juventude
Governo do Amazonas

Dia do Jovem: Governo do Amazonas orienta sobre importância das vacinas durante a juventude

13 de abril de 2022
Compartilhar
5 Min Lidos
Compartilhar


Há 14 minutos
Por Agência Amazonas

Imunizantes são seguros, gratuitos e estão disponíveis nas Unidades Básicas de saúde (UBSs)

FOTOS: Arthur Castro/SecomPara celebrar o Dia do Jovem, comemorado no Brasil nesta quarta-feira (13/04), o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de saúde (SES-AM), reforça que a vacinação é a forma mais eficiente de prevenção de inúmeras doenças que afetam os jovens e adolescentes.

No calendário vacinal do Programa Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da saúde, são indicadas e disponibilizadas na REDE pública de saúde as vacinas para Hepatite B, Meningocócica Conjugada, Febre Amarela, Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola), Dupla Adulto (difteria e tétano), Papilomavírus Humano (HPV) e contra a Covid-19. Os imunizantes são seguros, gratuitos e estão disponíveis nas Unidades Básicas de saúde (UBSs), de responsabilidade dos municípios.

HPV

Desde 2013, a vacina contra o HPV é a prevenção primária ao câncer do colo uterino e está disponível para meninas com idade entre 9 e 14 anos. A vacinação dos meninos na faixa etária de 11 aos 14 anos foi incorporada ao PNI somente em 2017. O imunizante é gratuito, eficaz e seguro e se encontra disponível nas Unidades Básicas de saúde (UBSs).

Para a coordenadora do PNI no Amazonas, Izabel Nascimento, com o início da pandemia de Covid-19, a cobertura vacinal contra HPV caiu, e é preciso reforçar a importância da vacina. São necessárias duas doses para garantir a imunização.

“O que estamos mostrando é que a vacina está aí e precisamos buscar a cobertura vacinal do maior quantitativo das crianças de 9 a 13 anos. É de suma importância que os pais levem seus filhos para tomar a primeira e a segunda dose”, destaca.

De acordo com dados da Fundação de Vigilância em saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), em 2021, no Amazonas, foram aplicadas 90.198 doses de vacina contra HPV, sendo 53.554 em meninas (29.920 de primeira dose e 23.634 de segunda dose) e 36.644 (21.063 de 1ª dose e 15.581 de 2ª dose) em meninos.

A vacina contra HPV está aprovada no Brasil para prevenção de lesões genitais pré-cancerosas de colo do útero, vulva, vagina, do câncer do colo do útero em mulheres e verrugas genitais em mulheres e homens, relacionados ao HPV 6, 11, 16 e 18. No país, o câncer de colo uterino é responsável pela morte de mais de 6 mil mulheres por ano, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca).

A vacina deve ser aplicada preferencialmente na adolescência, antes de iniciada a vida sexual e não provoca efeitos adversos além daqueles relacionados ao local da injeção, como dor leve, rubor e edema.

Covid-19

Mesmo com o baixo número de casos de Covid-19 no Amazonas, a SES-AM e a FVS-RCP fortalecem o pedido à população jovem para que busque a aplicação da primeira, segunda e da dose de reforço do imunizante. A cobertura vacinal dos jovens no Amazonas está em torno dos 64%, conforme dados do vacinômetro da FVS-RCP.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destaca que a dose de reforço é fundamental para manter o nível de anticorpos necessário contra o NOVO coronavírus. “A vacina confere proteção contra o agravamento da Covid-19, reduzindo a possibilidade de internação hospitalar e óbito. Porém, a partir de quatro meses, é possível que haja queda nos índices de imunidade, daí a importância da aplicação da dose de reforço”, afirma Tatyana.

Faixa etária

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) define a adolescência como o período entre os 12 e os 18 anos, podendo em casos específicos se estender até os 21 anos. A Organização das Nações Unidas (ONU) considera jovens os indivíduos entre os 15 e 24 anos.

Tags:Governo do Amazonas
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Governo do Amazonas

Ipaam amplia alcance da educação ambiental e atinge 64.600 pessoas em 2025

Por administrador
Governo do Amazonas

Conselhão Tarumã-Mirim é regularizado com aprovação do estatuto e amplia acesso a políticas públicas

Por administrador
Governo do Amazonas

Sine Amazonas anuncia 117 vagas de emprego para 16/01 com atendimento na Galeria+ e documentos exigidos

Por administrador

Atualização da NR-01 torna obrigatória inclusão de fatores psicossociais no GRO e amplia notificação de transtornos mentais relacionados ao trabalho

Por administrador
Governo do Amazonas

Paredão reduz em 75% os roubos de veículos no Amazonas e localiza mais de 1.409 veículos

Por administrador
Governo do Amazonas

Responsáveis têm até 20 de janeiro para reservar vagas nas matrículas da rede pública do Amazonas

Por administrador
Governo do Amazonas

Secretaria de Educação do Amazonas abre chamada pública para agricultura familiar fornecer merenda escolar em 62 municípios

Por administrador
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas prorroga Colônia de Férias do Pelci até 23 de janeiro na Vila Olímpica de Manaus

Por administrador
Governo do Amazonas

Horta caseira e cultivo da melancia são temas de cursos da Sepror para 19 agricultores em Manaquiri

Por administrador
Governo do Amazonas

Microrregiao de Saneamento Basico do Amazonas aprova regimento interno e empossa conselho para fortalecer governanca regional

Por administrador
Governo do Amazonas

Transferências de alunos atingem 37.893 no Amazonas até 14/01 com maioria das solicitações online

Por administrador
Governo do Amazonas

FVS-RCP lança Xô Dengue com jogos digitais para envolver crianças e jovens na prevenção de arboviroses

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?