Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Governo do Amazonas > Abril Verde da UGPE tem palestra em canteiros do Prosamin+ sobre primeiros socorros nas obras
Governo do Amazonas

Abril Verde da UGPE tem palestra em canteiros do Prosamin+ sobre primeiros socorros nas obras

18 de abril de 2022
Compartilhar
5 Min Lidos
Compartilhar

As palestras, que também acontecem na quarta-feira (20/04) e no dia 25 de abril.FOTOS: Tiago Corrêa/UGPECom palestra do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) sobre Primeiros Socorros nas Obras, a Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), do Governo do Amazonas, inicia nesta terça-feira (19/04), às 9h, a programação da Campanha Abril Verde de Prevenção de Acidentes e saúde do trabalhador.
Há 4 minutos
Por Agência Amazonas

Programação ocorre de amanhã (19/04) a 28 de abril e tem ainda exibição de equipamentos de primeiros socorros e entrega de kit, além de ginástica laboral

Nesta terça-feira, a programação acontece no canteiro de obras do Prosamin+ no Igarapé do Quarenta, na Cachoeirinha; na quarta-feira, será para os trabalhadores da intervenção do Igarapé do Mestre Chico, trecho entre as avenidas Leonardo Malcher e Tarumã, onde está sendo realizada a obra do Parque das Araras.

l, são destinadas aos operários dos canteiros de obras do programa social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+) e aos servidores da UGPE.

A programação do Abril Verde na sede da UGPE se estende aos dias 26 e 28 com ginástica Laboral oferecida aos servidores pela Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar).

No dia 25 de abril, a palestra será para os servidores da UGPE, na sede do órgão, na avenida Jonathas Pedrosa, Centro. Além das palestras, haverá exposição de materiais utilizados em primeiros socorros e a entrega para os trabalhadores de um kit contendo botton, squeeze de água, adesivos para capacetes e flyer.

“Essas normas regulamentadoras foram se aprimorando ao longo das etapas do programa e hoje estão estabelecidas nas políticas de Salvaguardas do BID. Hoje, temos um sistema forte e consolidado, usado por todas as empresas que atuam junto à UGPE, inclusive nos contratos que não estão relacionados ao Prosamin+”, explica.

De acordo com o coordenador executivo da UGPE, engenheiro civil Marcellus Campêlo, o respeito às normas de segurança do trabalho, preconizadas pelo Ministério do trabalho e emprego (MTE), está assegurado em um rigoroso Sistema de Gestão Sócio Ambiental (SGSA), construído pelo órgão junto com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para o Prosamin+.

“Não se trata somente de usar o capacete ou outro item. É um conjunto de normas que visa a segurança, a saúde e o bem-estar do trabalhador, estabelecendo, além de normas rigorosas, um bom canteiro de obras, uma boa área de convivência, um bom refeitório, porque queremos que esse pai essa mãe trabalhem tranquilos e retornem bem para a família todos os dias”, explica Campêlo.

O sistema, conforme enfatiza o coordenador, preza principalmente por um ambiente de trabalho seguro.

“Essas empresas têm que cumprir os Procedimentos de saúde, Segurança e Meio Ambiente nas Obras, assim como o plano de emergência com procedimento em primeiros socorros. Nos canteiros também é adotado o Diálogo Diário de Segurança (DDS) em que antes de iniciar a jornada é feito uma conversa com os operários”, conta.

A técnica de Segurança no trabalho da UGPE, Joseane Castro, destaca que todas as empresas contratadas são obrigadas a ter pelo menos um técnico de segurança no trabalho ou uma equipe no Serviço Especializado de saúde e Medicina do trabalho (SESMT) composta de Engenheiro de Segurança, Técnico de Segurança e Engenheiro do trabalho.

Em 2003, a Organização Internacional do trabalho (OIT) instituiu o 28 de abril como o Dia Mundial da Segurança e saúde no trabalho, em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. A data foi instituída no Brasil pela Lei nº 11.121/2005, que em seu Artigo 1º estabelece o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do trabalho, a ser celebrado no dia 28 de abril de cada ano.

Campanha

A campanha Abril Verde é um movimento de conscientização sobre segurança e a saúde no trabalho, mês em que se enfatiza a prevenção a acidentes e a promoção da saúde do trabalhador.

Tags:AcidentesbombeirosGoverno do AmazonasManausmeio ambiente
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Governo do Amazonas

Secretaria das Cidades e Territórios oferece título definitivo para imóveis e amplia acesso a créditos e ordenamento territorial no Amazonas

Por administrador

Oficina em Manaus reúne estados da Região Norte para fortalecer ouvidorias do SUS e ampliar escuta qualificada

Por administrador
Governo do Amazonas

Na Black Friday consumidores enfrentam aumento de golpes digitais com QR codes adulterados e perfis falsos

Por administrador
Governo do Amazonas

Gestante em Manaus recebeu dois kits bebê da Sejusc ao se tornar mãe de gêmeas

Por administrador
Governo do Amazonas

48ª DIP de Maués opera em plantão 24 horas e reforça policiamento na Festa do Guaraná nos dias 28, 29 e 30 de novembro

Por administrador
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas anuncia maior ciclo de investimentos no Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas e amplia presença no interior em 2025

Por administrador
Governo do Amazonas

Pleapo e conselhos estaduais aprovam subcomissão e definem execução com orçamento garantido para 2026 no Amazonas

Por administrador
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas amplia obras do Asfalta Amazonas em 17 municípios do interior

Por administrador
Governo do Amazonas

Operação Mute intensifica fiscalização nas unidades prisionais do Amazonas em 25/11 com vistoria no CDPM 2

Por administrador
Governo do Amazonas

Gincana da Melhor Idade reúne idosos do Ceci Aparecida em atividades físicas e sociais em Manaus

Por administrador
Governo do Amazonas

Alunos do 6º ano apresentam mais de 50 kamishibais autorais na culminância do projeto multiletramento

Por administrador
Governo do Amazonas

Ligue 180 completa 20 anos e registra 2.230 atendimentos no Amazonas entre janeiro e outubro

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?