Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Governo do Amazonas > Atrativos turísticos de São Gabriel da Cachoeira passam por análise técnica da Amazonastur
Governo do Amazonas

Atrativos turísticos de São Gabriel da Cachoeira passam por análise técnica da Amazonastur

21 de abril de 2022
Compartilhar
5 Min Lidos
Compartilhar

FOTOS: Janailton FalcãoDurante três dias, os atrativos turísticos do município de São Gabriel da Cachoeira (a 852 km de Manaus) passaram por análise técnica pela equipe da Empresa Estadual de turismo do Amazonas (Amazonastur). O objetivo é identificar as principais necessidades dos produtos e de operadores turísticos para, em parceria com a prefeitura municipal, promover ações para potencializar o setor na região. Desde o final do mês de março a cidade integrou, pela primeira vez, o Mapa do turismo Brasileiro. As atividades na cidade ocorreram de terça-feira (19/04) até esta quinta-feira (21/04).
Há 19 minutos
Por Agência Amazonas

No mês março, o município passou a integrar, pela primeira vez, o Mapa do turismo Brasileiro

A diretora de Desenvolvimento e turismo da Amazonastur, Emmanuelle Pampolha, ressaltou que a ida ao município faz parte da estratégia da atual gestão, por meio de uma política governamental, para promover o desenvolvimento econômico e social dos municípios do interior do estado, destacando qual será o próximo passo.

As visitas técnicas contemplaram comunidades indígenas, balneário, orla da cidade, Morro da Esperança, feiras de artesanato, catedral, além da participação no Festival Cultural em alusão ao Dia dos Povos Indígenas, celebrado no dia 19 de abril, entre outros atrativos. A programação foi realizada com o apoio da prefeitura da cidade.

Com o objetivo de promover o ordenamento turístico, a equipe do Cadastur, o cadastro de pessoas físicas e jurídicas de estabelecimentos turísticos do Ministério do turismo, atendeu 20 operadores turísticos tirando dúvidas sobre o cadastro e inserindo novos estabelecimentos no sistema. Os atendimentos ocorreram no Centro de Atendimento do Turista (CAT) da cidade.

“Nesse momento, nós vamos fazer um relatório para que a gente consiga planejar ações eficazes, junto à Prefeitura e junto a parceiros, para atuarmos no município com cursos de capacitações, com investimentos, potencializando realmente o turismo dentro da cidade e nas comunidades indígenas”, acrescentou.

“A gente precisa realmente de um apoio técnico para efetivar o nosso sonho de realizar um turismo, seja de trilha, de outros meios ou outras formas de turismo que tem por aqui. É uma coisa muito boa receber essa equipe bem estruturada, bem organizada, que esclarece muita coisa pra nós. Daqui para frente a gente espera que o nosso sonho se realize que é desenvolver a comunidade e a região com o potencial turístico que nós temos”, destacou Adilson.

São Gabriel da Cachoeira é a cidade mais indígena do Brasil com mais de 90% da população fazendo parte de 23 diferentes etnias, de acordo com o Instituto Brasileiro de geografia e Estatística (IBGE). O professor indígena Adilson Sampaio, da etnia Dessana, também morador da comunidade Fonte Boa, onde a Amazonastur visitou, explica que desenvolver o turismo na região é um dos sonhos do seu povo.

Visivelmente emocionada, a vice-prefeita de São Gabriel da Cachoeira, Eliane Falcão, da etnia Tukano, destacou que São Gabriel da Cachoeira é uma região que tem muitos lugares sagrados, históricos e culturais. “Eu estou muito emocionada mesmo de receber esse certificado. Agradeço muito a Amazonastur e ao Cetam que realizaram um curso de capacitação”, afirmou a vice-prefeita da cidade.

Festival Cultural – O Festival Cultural dos Povos Indígenas, realizado no ginásio Arnaldo Coimbra, reuniu mais de 6 mil pessoas e a programação era composta de diversas atrações, como danças das associações Filhos do Rio Negro, Tukano e Baré, uma pequena mostra do que será o Fest Tribal, realizado no final do mês de agosto e início de setembro. Ainda durante o Festival, a Amazonastur entregou oficialmente o certificado que estabelece a cidade como parte do Mapa do turismo Brasileiro.

Ainda durante o evento, também foram entregues certificados para 25 pessoas que participaram do curso de Agente de Informações Turísticas, fruto de um termo de cooperação técnica assinado entre a Amazonastur e o Centro de educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), assinado em agosto de 2021.

Tags:Educação TecnológicaFonte BoaManaussao gabriel da cachoeira
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Governo do Amazonas

Amazonas registra a menor taxa de mortes no trânsito do país em 2025 com 4,12 por 100 mil habitantes

Por administrador
Governo do Amazonas

Prêmio Fapeam de CT&I premia 13 profissionais e professores que fortaleceram a ciência no Amazonas na edição 2025

Por administrador
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas entrega benefícios sociais e apoia produtores no Careiro da Várzea com crédito e equipamentos

Por administrador
Governo do Amazonas

HPS Platão Araújo registra redução do tempo de espera e amplia número de cirurgias e internações em 2025

Por administrador
Governo do Amazonas

Polícia Civil divulga imagem e pede ajuda para localizar Fernando Nunes Pereira desaparecido em Manaus

Por administrador
Governo do Amazonas

Cinco residenciais do Amazonas Meu Lar são selecionados na premiação do Minha Casa, Minha Vida por qualidade urbanística

Por administrador
Governo do Amazonas

FVS-RCP recebe superintendente do Ministério da Saúde para integrar dados e fortalecer vigilância no Amazonas

Por administrador
Governo do Amazonas

Cesmam é elevado à categoria de hospital após ampliação que aumenta capacidade de internação em 125%

Por administrador
Governo do Amazonas

Ciaca no Amazonas realizou 3,7 mil atendimentos desde inauguração em outubro de 2025

Por administrador
Governo do Amazonas

SES-AM e Hemoam finalizam preparativos para entrega do Hospital do Sangue no Amazonas

Por administrador
Governo do Amazonas

Debates na Teia Amazonas reforçam construção da Política Cultura Viva no Amazonas e pontos de cultura

Por administrador
Governo do Amazonas

Sala Multisense dos Caics TEA é apresentada como modelo de inovação tecnológica e cuidado direcionado em Manaus durante Expo Saúde

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?