Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Governo do Amazonas > Governo do Amazonas reforça compromisso no fortalecimento do parto domiciliar assistido por parteiras
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas reforça compromisso no fortalecimento do parto domiciliar assistido por parteiras

5 de maio de 2022
Compartilhar
4 Min Lidos
Compartilhar

FOTO: Acervo PessoalNo Dia Internacional e Estadual da Parteira, comemorado nesta quinta-feira (05/05), o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da saúde (SES-AM), reforça o compromisso com o fortalecimento do Programa Estadual de Parto Domiciliar Assistido por Parteiras Tradicionais, visando a diminuição da mortalidade materna e neonatal.
Há 31 minutos
Por Agência Amazonas

Dia Internacional e Estadual da Parteira, nesta quinta-feira (05/05), homenageia e reconhece contribuição dessas profissionais

A parteira Nazaré Souza de Amaral, de 62 anos, nasceu no estado do Pará, mudou-se para o Amazonas com 28 anos e reside até hoje na Vila de Lindoia, no município de Itacoatiara (a 176 quilômetros de Manaus). Desde os 12 anos, ela acompanha a mãe, que também era parteira, a trazer crianças ao mundo. Nazaré estima ter realizado mais de 300 partos em seus quase 50 anos de trabalho.

A data homenageia e reconhece o papel das parteiras tradicionais no estado. As ações da SES-AM, realizadas em parceria com o Ministério da saúde e com a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), têm como objetivo melhorar a atenção à gestação, ao parto, ao abortamento, ao puerpério e ao recém-nascido, incluindo a melhoria da assistência ao parto domiciliar realizado pelas parteiras.

A Lei Estadual nº 5.312 autoriza a presença de parteiras durante todo o período de trabalho de parto e pós-parto imediato, sempre que solicitadas pela parturiente, nas maternidades, casas de parto e estabelecimentos hospitalares da REDE pública e privada do Amazonas.

Nazaré Souza lendo o caderno de anotações da mãe, Maria Jardelina Nogueira, que reúne os conhecimentos da profissão de parteira – FOTO: Acervo Pessoal“Minha bisavó, minha avó e minha mãe eram parteiras, e quando eu comecei a acompanhar minha mãe não gostava muito. Quando cheguei na Vila de Lindoia, achei que podia ajudar minha comunidade e comecei a trabalhar em uma unidade de saúde. Foi quando comecei minha luta por uma sala de parto na unidade. Quando estou assistindo uma gestante, eu me envolvo tanto que sinto as dores junto com ela. Aí é que entra a técnica de alívio de dor, as orientações de posições e a forma de acolhimento dessa mãe”, relatou a parteira.

“O programa é uma das estratégias para redução da morbimortalidade materna e neonatal e para a qualificação e humanização da assistência, que vem sendo implementado pela SES-AM, por meio da área técnica de saúde da Mulher. A capacitação dada a essas parteiras integra o Projeto ‘Redes Vivas e Práticas Populares de saúde’”, explicou.

Avanços

De acordo com a gerente de Atenção à saúde nos Ciclos de Vida da SES-AM, Sandra Cavalcante Silva, o programa estadual foi criado para promover melhorias na assistência à gestação e ao parto domiciliar.

Em muitas localidades do país, a parteira é conhecida como ‘parteira leiga’, ‘aparadeira’, ‘comadre’, ‘mãe de umbigo’, ‘curiosa’, entre outras denominações. Contudo, o Ministério da saúde adota a designação de parteira tradicional, pois o termo valoriza os saberes e práticas tradicionais e caracteriza a formação e o conhecimento que ela detém.

Conforme a gerente, desde 2008, a SES-AM realiza levantamentos e ações de capacitação, qualificação e mapeamento das parteiras. No Amazonas, constam aproximadamente 1.400 parteiras distribuídas em 53 municípios do estado.

FOTO: Acervo PessoalSegundo o último relatório Situação Mundial da Obstetrícia, realizado pelo Fundo de População das Nações Unidas, o apoio total aos profissionais da obstetrícia, incluindo as parteiras, poderia evitar 67% da mortalidade materna, 64% dos óbitos neonatais e 65% dos casos de bebês natimortos, salvando uma estimativa de 4,3 milhões de vidas por ano.

Tags:Governo do AmazonasitacoatiaraManaus
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Governo do Amazonas

Governador Wilson Lima entrega cadeiras de rodas e anuncia ações para o setor primário em Caapiranga

Por administrador
Governo do Amazonas

Telessaúde amplia atendimento no Amazonas e Caapiranga recebe duas telessalas do Saúde AM Digital e amplia acesso a consultas especializadas

Por administrador
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas vistoria obras da estrada do Membeca e inaugura iluminação de LED em Caapiranga

Por administrador
Governo do Amazonas

Processo seletivo Pecit da Polícia Militar do Amazonas abre 44 vagas para creches em Manaus até 21 de janeiro

Por administrador
Governo do Amazonas

Ganhador do sorteio da Nota Fiscal Amazonense recebe R$ 50 mil e anuncia doação ao Gacc para apoiar crianças

Por administrador
Governo do Amazonas

Campeonato Amazonense terá jogos no Ismael Benigno e Carlos Zamith e Vila Olímpica oferece atividades comunitárias no fim de semana

Por administrador
Governo do Amazonas

Capacitação apresenta protocolo Não é Não para eventos de Carnaval no Amazonas

Por administrador
Governo do Amazonas

Secretaria do Amazonas anuncia 688 bolsas do Bolsa Mais Professores de R$ 2.100 para docentes da rede estadual

Por administrador
Governo do Amazonas

Concurso público do Ipaam abre inscrições para 140 vagas com provas em março de 2026

Por administrador
Governo do Amazonas

Capacitação em saúde mental reforça acolhimento e amplia segurança no atendimento do Centro de Saúde Mental do Amazonas

Por administrador
Governo do Amazonas

Capacitação em hemorragia pós-parto atualiza equipes do IMDL e SES-AM no Complexo Hospitalar Sul

Por administrador
Governo do Amazonas

Mestrado em hematologia do Hemoam recebe Nota 4 da Capes e abre caminho para doutorado

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?