Número de casos também caiu 770% nos quatro primeiros meses de 2022, informa Secretaria de Saúde
MANAUS – Abril foi o mesmo com a menor número de mortes por Covid-19 no Amazonas até agora em 2022. Foram apenas quatro óbitos, enquanto em janeiro foram registradas 121 mortes, conforme dados da Secretaria de Saúde com base em indicadores da Fundação de Vigilância em Saúde.
Na incidência de casos da doença, a queda foi de 770% de janeiro a abril de 2022 em relação ao mesmo período de 2021. No registro de mortes, a redução foi de 96,6%.
Em janeiro deste ano, o número de casos confirmados chegou a 96.063 e caiu para 836 em abril. O secretário de Estado da Saúde Anoar Samad atribui a baixa à vacinação.
“O cenário positivo que vivemos é graças a vacinação contra a Covid-19 e precisamos que a população continue procurando os postos para completar o esquema vacinal. Hoje já temos a segunda dose de reforço para todos os profissionais de saúde e pessoas acima de 50 anos, então faça o quanto antes a sua vacinação para que possamos continuar avançando no combate à pandemia”, disse.
A diretora-presidente da FVS, Tatyana Amorim, disse que os indicadores são positivos, porém o alerta precisa ser mantido. “A população não pode baixar a guarda, e acreditar que o perigo passou, o vírus SARS-CoV-2 permanece circulando no Estado, país e mundo e nós da Saúde estamos atentos para o surgimento de novas variantes, por tanto é tão importante a adesão da vacinação contra à Covid-19”.