Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Governo do Amazonas > Pesquisa apoiada pelo Governo do Amazonas desenvolve técnicas mais eficientes para extração do óleo de jambu
Governo do Amazonas

Pesquisa apoiada pelo Governo do Amazonas desenvolve técnicas mais eficientes para extração do óleo de jambu

12 de maio de 2022
Compartilhar
5 Min Lidos
Compartilhar

FOTOS: Acervo do pesquisador Sergio Duvoisin JuniorA testagem de novos métodos para a retirada do óleo de jambu a partir dos caules, folhas e flores da planta está entre as ações promovidas pelo projeto “Desenvolvimento de Metodologia Semi-Industrial para a Extração do Óleo Essencial de Jambu”. A iniciativa recebeu investimento do Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), via Programa de Apoio à Pesquisa – Universal Amazonas, edital Nº 006/2019.
Há 27 minutos
Por Agência Amazonas

O óleo de jambu desperta interesse por seus efeitos anestésicos e anti-inflamatórios

De acordo com o coordenador do projeto, doutor em Física Química, Sergio Duvoisin Junior, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), um dos resultados obtidos pela pesquisa foi a elaboração de um extrator que possibilita maior percentual de produtividade e rendimento do óleo bruto do vegetal, supervalorizado pelas indústrias farmacêutica e cosmética.

O Programa de Apoio à Pesquisa – Universal Amazonas financia atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação, ou de transferência tecnológica, em todas as áreas do conhecimento, que representem contribuição significativa para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental do Amazonas em instituição de pesquisa, ensino superior, centro de pesquisa público ou privado, sem fins lucrativos, com sede ou unidade permanente no estado.

Ainda de acordo com o pesquisador, o produto também possui elevado valor monetário graças ao seu principal princípio ativo, o espilantol, molécula encontrada no óleo do jambu que provoca a conhecida sensação de dormência após o consumo do vegetal.

“Foram obtidos os parâmetros de trabalho para este extrator piloto com um rendimento de óleo bruto na faixa de 0,5 a 0,8% do material seco. Embora tenha sido um rendimento aparentemente pequeno, a maioria dos vegetais que possuem óleos essenciais produzem um rendimento entre 1 e 2%, sendo muitos com rendimentos inferiores a 0,5%. Este também é um dos motivos da valorização elevada destes insumos, explicou Sergio.

Conhecimento- Além de obter uma forma mais eficiente e mais produtiva de extrair o óleo de caules, folhas e flores do jambu, a pesquisa também buscou enriquecer o conhecimento científico em torno da flora amazônica.

Deste modo, atualmente, o valor do quilo de óleo bruto de jambu no mercado atinge a expressiva marca de R$ 10.000, e 25 miligramas do espilantol PODE ser comercializado por até R$ 3.800, comentou o pesquisador, salientando ainda que este tipo de óleo natural desperta muito interesse da comunidade cientifica, que investiga os seus efeitos anestésicos e anti-inflamatórios.

Equipe e ideia- Ao todo, oito alunos e pesquisadores dos cursos de Engenharia Química e Química da UEA, da Universidade Federal do Pará (UFPA) e da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) participaram do projeto, iniciado no segundo semestre de 2019.

“Apenas a procura do mercado por estes insumos já justificaria o trabalho, entretanto, ainda estamos formando pessoal especializado na utilização da biodiversidade amazônica, o que é extremamente importante a longo prazo, uma vez que temos que diversificar a economia local, e nada mais óbvio que desfrutar desta imensa biodiversidade que temos à disposição”, contou.

Apoio- Conforme lembrou o pesquisador, os recursos obtidos por meio do apoio da Fapeam permitiram que a pesquisa fosse iniciada e toda a estrutura necessária para o andamento das atividades.

Um dos alunos que integraram o projeto está com a ideia de transformar os conhecimentos proporcionados pela pesquisa em uma futura startup para produção deste insumo típico da culinária amazônica.

“Os recursos obtidos da Fundação foram fundamentais para a realização do projeto, embora os nossos laboratórios sejam muito bem equipados; do ponto de vista analítico, foram os recursos vindos da Fapeam que deram a oportunidade de adquirir alguns equipamentos que ainda não tínhamos,” finalizou.

Tags:Ensino SuperiorEstado do AmazonasGoverno do Amazonas
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Governo do Amazonas

Pleapo e conselhos estaduais aprovam subcomissão e definem execução com orçamento garantido para 2026 no Amazonas

Por administrador
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas amplia obras do Asfalta Amazonas em 17 municípios do interior

Por administrador
Governo do Amazonas

Operação Mute intensifica fiscalização nas unidades prisionais do Amazonas em 25/11 com vistoria no CDPM 2

Por administrador
Governo do Amazonas

Gincana da Melhor Idade reúne idosos do Ceci Aparecida em atividades físicas e sociais em Manaus

Por administrador
Governo do Amazonas

Alunos do 6º ano apresentam mais de 50 kamishibais autorais na culminância do projeto multiletramento

Por administrador
Governo do Amazonas

Ligue 180 completa 20 anos e registra 2.230 atendimentos no Amazonas entre janeiro e outubro

Por administrador
Governo do Amazonas

Projeto Arapaima Ativo da Escola Estadual José Mota disputa final nacional do Solve For Tomorrow com biofiltro de pirarucu transformando resíduos em água potável

Por administrador
Governo do Amazonas

Sine Amazonas oferece 144 vagas de emprego com atendimento e distribuição de senhas das 8h às 14h nesta quarta-feira

Por administrador
Governo do Amazonas

Recital de violão da RSCA Guitar Class reúne jovens músicos no Palácio Rio Negro nesta quarta-feira

Por administrador
Governo do Amazonas

Hemoam lança Hemodoador para doadores consultarem exames, emitir declarações e agendar

Por administrador
Governo do Amazonas

Representantes ibero-americanos definem plano coletivo para eliminar transmissão materno-infantil da doença de Chagas até 2030

Por administrador
Governo do Amazonas

Projeto Ater Digital do Idam conclui oficina final com indígenas de Açaituba em Santa Isabel do Rio Negro

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?