O senador rebateu as críticas feitas pelo presidente em live na noite de quinta-feira
MANAUS – O senador Omar Aziz (PSD) rebateu as críticas feitas pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) em live na noite de quinta-feira (12). Na ocasião, ao contestar a decisão que suspendeu a redução de IPI para produtos fabricados na ZFM (Zona Franca de Manaus), o mandatário minimizou os impactos da medida e afirmou que Aziz faz “demagogia”.
“Nós diminuímos o IPI em 25%. Ficou mais barato o que? Motocicletas, veículos e produtos da linha branca. Lamentavelmente, o nosso querido ministro Alexandre de Moraes acolheu uma ação, deu uma liminar para que os produtos produzidos na Zona Franca de Manaus voltassem a ter o preço mais alto”, afirmou Bolsonaro.
“Deixo claro: essa proposta nossa não diminui, não ataca os empregos na Zona Franca de Manaus. Os políticos que dali, o Omar Aziz, aquela turma toda, ficam fazendo demagogia, como se fossem os protetores da Zona Franca de Manaus. Sempre usou a Zona Franca de Manaus em benefício próprio, nunca fez pelo estado”, completou o presidente.
Os decretos que reduziram as alíquotas do IPI sem dispensar os produtos fabricados na ZFM retiram a competitividade do modelo que gera 100 mil empregos diretos. Isso porque as empresas aqui instaladas não pagam o IPI e quando o imposto é reduzido para todo o país a tendência é que elas busquem outros centros com melhor logística de distribuição.
Para Aziz, Bolsonaro usa “narrativa falsa” para “enganar as pessoas. “A Zona Franca já não paga IPI. Por isso que a moto que é vendida no Brasil já tem essa redução. O senhor, com uma narrativa falsa, tenta enganar as pessoas. Não faça isso. O senhor é presidente da República. É uma pessoa que é referência. Vamos tratar as coisas com mais seriedade”, disse Aziz.
Ao relembrar feitos de seu governo, entre 2010 e 2014, como a concessão de benefícios a policiais militares e civis, o senador disse que Bolsonaro “vem enganando [servidores públicos federais] desde o primeiro momento que assumiu [o cargo de presidente]”. “Até hoje o senhor não deu o reajuste aos policiais [federais]”, disse o senador.
Ao afirmar que o governo Bolsonaro não construiu escolas e hospitais no Amazonas, e não asfaltou a BR-319, que liga Manaus a Boa Vista, o senador fez um desafio ao presidente. “Mas, para a gente acabar com essa discussão, senta eu de um lado, senta o senhor de outro, o senhor diz o que fez para o estado do Amazonas e eu digo o que eu fiz”, afirmou Aziz.
Aziz e Bolsonaro acumulam ‘trocas de farpas’ desde o ano passado, quando o senador do Amazonas presidiu a CPI da Covid do Senado Federal, que investigou ações e omissões do governo federal na pandemia. Desde então, ambos tem feito acusações de prática de crimes e trocado xingamentos através de redes sociais.
Na mesma live, Bolsonaro confirmou que pediu ao presidente do PL, Valdemar Costa Neto, para retirar o deputado opositor Marcelo Ramos (PSD-AM) do cargo de vice-presidente da Câmara. A sigla pressionou o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), a tomar o cargo e tentar emplacar um deputado da legenda no posto.
Omar Aziz
Nasceu em Garça (SP), foi vice-prefeito de Manaus entre 1997 e 2001. Formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Amazonas, também foi vice-governador do Amazonas entre 2003 e 2010, quando se tornou governador, e foi reeleito em 2010. No PSD, conquistou uma cadeira no Senado pelo Amazonas em 2014.