Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Governo do Amazonas > Estudo analisa novos formatos de salas de aula em universidade do Amazonas
Governo do Amazonas

Estudo analisa novos formatos de salas de aula em universidade do Amazonas

18 de maio de 2022
Compartilhar
4 Min Lidos
Compartilhar

FOTOS: Fabiane Maia Garcia/Acervo pessoalO “Redesenho da sala de aula para o estudante do século XXI” é o tema de um projeto apoiado pelo Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam), que busca analisar junto à comunidade acadêmica as múltiplas configurações que a sala de aula PODE oferecer quando vinculada ao desenvolvimento da tecnologia e à melhoria da qualidade de aprendizagem. O estudo é coordenado pela pesquisadora e doutora em educação, Fabiane Maia Garcia, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).
Há 5 minutos
Por Agência Amazonas

Pesquisa apoiada pelo Governo do Estado é realizada por pesquisadores da UFAM, em parceria com Universidade Aberta de Portugal e University of Hertfordshire

Segundo a pesquisadora Fabiane, o estudo parte de um projeto maior que investiga a democratização da educação e discute vários pontos, dentre os quais a infraestrutura. “A estrutura escolar que temos foi parte das lutas e conquistas pela democratização da educação que marcaram o final do século XX, por isso o interesse em discutir esse ponto e de como ele se articula com uma perspectiva de educação para o futuro”, explicou.

Desenvolvido em parceria com pesquisadores da Universidade Aberta de Portugal e da University of Hertfordshire, o estudo deve comparar as salas de aula redesenhadas por professores e estudantes da UFAM, com salas de aula redesenhadas por professores e estudantes no Reino Unido e, a partir da comparação, refletir sobre a multiplicidade e a complexidade de ensinar e aprender em cada um dos países. Há também o intuito de analisar qual a influência na forma como professores e estudantes concebem o espaço da sala de aula.

“No momento estamos ofertando processos formativos para docentes da educação básica e ensino superior, com quem se discute o tema no processo do repensar o espaço da sala de aula para o futuro. No geral, temos constatado que poucos espaços escolares foram realmente criados para essa finalidade, a maioria ainda resulta de adaptações e reformas para atender as demandas do processo de ensino-aprendizagem”, destaca.

A pesquisa conta ainda com a participação de estudantes do Programa de Pós-Graduação em educação (PPGE) da UFAM, dentre eles um mestrando com graduação em Arquitetura. O projeto, retomado em 2022, tem previsão de término para abril de 2023.

“A Fapeam é importante no sentido de acolher diversas propostas de pesquisas. O financiamento possibilita o intercâmbio internacional e a valorização da temática no campo da educação”, finaliza a pesquisadora.

O estudo é realizado no âmbito do Programa Universal Amazonas da Fapeam, Edital nº 006/2019, que visa financiar atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação, ou de transferência tecnológica, que representem contribuição significativa para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental do estado do Amazonas.

Articulação internacional

A parceria com as instituições internacionais ocorreu a partir da participação e apresentação em eventos internacionais e da percepção de que se tinha temas de comum interesse em pesquisas realizadas pela Universidade Aberta de Portugal e a University of Hertfordshire, do Reino Unido.

Tags:educação básicaEnsino SuperiorEstado do Amazonas
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Governo do Amazonas

Pleapo e conselhos estaduais aprovam subcomissão e definem execução com orçamento garantido para 2026 no Amazonas

Por administrador
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas amplia obras do Asfalta Amazonas em 17 municípios do interior

Por administrador
Governo do Amazonas

Operação Mute intensifica fiscalização nas unidades prisionais do Amazonas em 25/11 com vistoria no CDPM 2

Por administrador
Governo do Amazonas

Gincana da Melhor Idade reúne idosos do Ceci Aparecida em atividades físicas e sociais em Manaus

Por administrador
Governo do Amazonas

Alunos do 6º ano apresentam mais de 50 kamishibais autorais na culminância do projeto multiletramento

Por administrador
Governo do Amazonas

Ligue 180 completa 20 anos e registra 2.230 atendimentos no Amazonas entre janeiro e outubro

Por administrador
Governo do Amazonas

Projeto Arapaima Ativo da Escola Estadual José Mota disputa final nacional do Solve For Tomorrow com biofiltro de pirarucu transformando resíduos em água potável

Por administrador
Governo do Amazonas

Sine Amazonas oferece 144 vagas de emprego com atendimento e distribuição de senhas das 8h às 14h nesta quarta-feira

Por administrador
Governo do Amazonas

Recital de violão da RSCA Guitar Class reúne jovens músicos no Palácio Rio Negro nesta quarta-feira

Por administrador
Governo do Amazonas

Hemoam lança Hemodoador para doadores consultarem exames, emitir declarações e agendar

Por administrador
Governo do Amazonas

Representantes ibero-americanos definem plano coletivo para eliminar transmissão materno-infantil da doença de Chagas até 2030

Por administrador
Governo do Amazonas

Projeto Ater Digital do Idam conclui oficina final com indígenas de Açaituba em Santa Isabel do Rio Negro

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?