Intenção é levar crianças e adolescentes para praças e convívio com a natureza e outras pessoas
MANAUS – Nova lei cria a “Semana Detox Digital Amazonas”, de conscientização e prevenção para desintoxicação dos efeitos do mau uso do meio ambiente digital. A norma estabelece que ocorrerá anualmente, de segunda-feira a domingo, na semana que integra o dia 10 de outubro, “Dia Mundial da Saúde Mental”.
A lei lista como ações de desintoxicação o contato de crianças com a natureza e com animais de estimação; incentivo a atividades culturais, música e artes plásticas, dentre outras afins; a manutenção e o desenvolvimento pleno da linguagem escrita e falada com leitura e produção textual e oral; incentivo a práticas que ensinem a mediação de conflitos.
Outro objetivo é contribuir para a melhoria dos indicadores relativos à ocorrência de violência associada ao mau uso de redes sociais e do ambiente digital. Com isso, pretende colaborar “para o aumento da saúde mental das pessoas, em especial das crianças, adolescentes, idosos e demais parcelas vulneráveis a dependência tecnológica”.
A norma inclui a articulação com os governos federal, estadual, municipais, órgãos e instituições pertinentes, para auxiliarem nos processos pedagógicos, emocionais, cognitivos e sociais. A meta é prevenir problemas de aprendizagem de alunos, ausência de professores, conflitos interpessoais, problemas de socialização oriundos de efeitos do ambiente digital de crianças e adolescentes.
A lei é oriunda do Projeto de Lei nº 482/2020, da deputada estadual Alessandra Campêlo. “A era digital trouxe para a população inúmeros benefícios com seu avanço, entretanto seu uso excessivo começa mostrar consequências sérias para nossa saúde, como depressão, ansiedade, síndrome do toque fantasma, nomofobia, problemas na coluna, perda auditiva, insônia entre outros”, afirma na proposta.
Confira a Lei nº 5.886, de 18 de maio de 2022, completa AQUI.