Ex-presidente Lula vence Bolsonaro, Ciro Gomes e João Dória nas simulações de segundo turno
MANAUS – Os dois candidatos que lideram as intenções de votos mantiveram os índices na pesquisa XP/Ipespe divulgada nesta sexta-feira (20) em relação à sondagem da semana passada. Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece com 44% da preferência do eleitorado. O presidente Jair Messias Bolsonaro (PL) tem 32%. O resultado é igual ao da pesquisa anterior, do dia 13 de maio.
Ciro Gomes (PDT) permanece em terceiro lugar, com 8%. João Dória (PSDB) ganhou um ponto percentual e subiu para 4%, ainda em quarto lugar na corrida presidencial, de acordo com o Ipespe.
A senadora Simone Tebet (MDB) e o deputado federal André Janones (Avante) aparecem empatados com 2%. Felipe D’Ávila (Novo), Vera Lúcia (PTSU) e José Maria Eyamel receberam indicações de voto, mas não alcançaram 1%. Luciano Bivar (União Brasil) não foi citado pelos entrevistados.
Segundo turno
A pesquisa apresentou ao eleitorado cinco simulações de segundo turno. Lula vence em três cenários, contra Bolsonaro (por 53% a 34%), Ciro Gomes (53% a 25%) e Dória (54% a 20%).
O Ipespe simulou disputas de segundo turno sem a presença de Lula. Nessa hipótese, Bolsonaro perderia para Ciro (40% a 44%) e levaria vantagem contra Dória, embora com registro de empate técnico (40% a 38%).
A pesquisa foi registrada no TSE (Tribubal Superior Eleitoral) com o número BR-08011/2022 e tem margem de erro de 3,2% para mais ou para menos. Foram consultadas mil eleitores entre os dias 16 e 18 de maio.