Um mapeamento realizado pelo vereador Marcio Tavares (Republicanos), no início do mês de março, identificou um novo ponto de lixeira viciada no final da rua Mém de Sá, no bairro Mauazinho, zona Sul de Manaus.
O parlamentar encaminhou ofícios à Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulps) e a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), solicitando a remoção dos resíduos sólidos, assim como visita técnica junto ao secretário da Seminf, Renato Júnior, para viabilizar a contenção da cratera com mais de 25 metros de profundidade, local onde foi descartado, segundo relatos de moradores, por mais de 30 anos, lixo domiciliar e entulho, como materiais de obras, resto de móveis, lixo eletrônico e lixo doméstico.
O titular da Seminf, Renato Júnior, esteve no local a pedido do vereador Marcio Tavares e destacou a complexidade da obra que precisa ser realizada. “Trata-se de uma grande erosão, uma voçoroca. Iremos executar uma ação preventiva nesse local para amenizarmos os riscos de desmoronamento de terra é um ponto que irá receber os nossos serviços”, salientou o secretário.
Limpeza iniciada
Após inúmeras visitas técnicas feitas entre o vereador Marcio Tavares e o secretário Semulsp, Altervir Moreira, os agentes de limpeza pública já iniciaram desde a semana passada, o transbordo de aproximadamente 50 toneladas de resíduos retirados por meio de uma balsa e duas escadeiras hidráulicas. O material recolhido pelas equipes da Semulsp, está sendo transportado até o porto Trairi, no bairro Santo Antônio, zona Centro-Oeste, até o aterro sanitário municipal, localizado no quilômetro 19, da rodovia AM–010 (Manaus – Itacoatiara), sem previsão de término. O vereador Marcio Tavares, junto com o Altervi Moreira e o diretor de Operações da Defesa Civil, tenente-coronel Robson Falcão, está acompanhando todo o trabalho.
“Estamos todos empenhados em identificar e extinguir estes pontos de lixeira viciada na cidade. Além de depreciar os bairros, o acúmulo de lixo em locais impróprios ameaça a qualidade de vida da população e causa a poluição dos igarapés e das áreas verdes”, alertou o vereador Marcio Tavares.
Texto: Rick Olliver – Assessoria de Comunicação do vereador
Foto: Valter Leandro – Assessoria de Comunicação do vereador