Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Governo do Amazonas > Ilumina+ Amazonas chega a Nhamundá para modernizar sistema de iluminação pública do município
Governo do Amazonas

Ilumina+ Amazonas chega a Nhamundá para modernizar sistema de iluminação pública do município

29 de junho de 2022
Compartilhar
4 Min Lidos
Compartilhar

Os trabalhos já foram concluídos em Parintins, Barreirinha e Tefé, onde as ruas estão 100% iluminadas com LED. FOTOS: Divulgação/UGPEO programa de modernização da iluminação pública do interior, o Ilumina+ Amazonas, tem início nesta quarta-feira (29/06), em Nhamundá (a 383 quilômetros de Manaus). O programa, executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais do Governo do Amazonas (UGPE), vai substituir 581 pontos de iluminação por luminárias de LED, em todas as ruas do município.
Há 27 minutos
Por Agência Amazonas

Previsão é concluir, até sexta-feira (1º/07), a substituição de 581 pontos de iluminação, trocando lâmpadas comuns por LED

Os trabalhos já foram concluídos em Parintins, Barreirinha e Tefé, onde as ruas estão 100% iluminadas com LED. Em Itacoatiara, o programa está em execução e deve ser finalizado em julho. No total, já foram substituídos 11.162 pontos nesses quatro municípios.

De acordo com o coordenador executivo da UGPE, engenheiro civil Marcellus Campêlo, a previsão é realizar os serviços em três dias. “Vamos trabalhar até sexta-feira em Nhamundá, e no sábado (02/07) será a vez de Boa Vista do Ramos começar a receber o LED”, disse o coordenador, acrescentando que, em Boa Vista do Ramos, serão 1.169 pontos de LED.

Em julho, o programa está previsto para chegar ainda a Autazes, Humaitá e Presidente Figueiredo. Em agosto, em Iranduba, Manicoré e Urucurituba; em setembro, vai para Beruri, Borba, Coari e Codajás; em outubro, Manacapuru e NOVO Airão; em novembro, Benjamin Constant, São Gabriel da Cachoeira e Tabatinga; e em dezembro, Boca do Acre, Carauari e Eirunepé.

Outro município que já tem ordem de serviço autorizada é Rio Preto da Eva, onde os trabalhos devem iniciar na primeira semana de julho. O município terá 1.613 pontos de iluminação substituídos.

Modernização e padronização

FOTOS: Divulgação/UGPEAté o fim do ano, serão 27 municípios com a nova tecnologia, uma vez que Maués já está 100% em LED desde 2019. O serviço foi feito quando a UGPE executou o Prosai Maués, e serviu de projeto-piloto para a implantação do Ilumina+ Amazonas.

Na terça-feira (28/06), seguindo orientação do governador Wilson Lima, a UGPE anunciou que o programa foi ampliado e também chegará este ano a São Sebastião do Uatumã.

Na avaliação de Marcellus Campêlo, o Programa Ilumina+ Amazonas vai além da substituição de lâmpadas antigas por luminárias LED. “Estamos modernizando e padronizando toda a iluminação nas cidades. É notável a diferença, e a população aprova os resultados. Uma rua bem iluminada no interior é muito importante para o comércio, desde o pequeno ao grande empreendedor. As pessoas se sentem mais seguras”, ressaltou.

Além de Maués, o Governo do Amazonas também firmou convênios com as Prefeituras de Atalaia do Norte e Alvarães, e está repassando os recursos que irão utilizar para efetuar a implantação do NOVO sistema de iluminação pública.

A iluminação em LED também reduz o impacto ao meio ambiente. Um dos efeitos benéficos, nesse sentido, é que no interior do estado há muitas termelétricas, nas quais o óleo diesel é utilizado. Com a implantação do programa Ilumina+ Amazonas, o consumo de combustíveis fósseis irá reduzir nos municípios.

Dentre as demais vantagens do NOVO sistema, as luminárias de LED têm maior eficiência energética, ou seja, iluminam mais com menos consumo de energia. Estima-se uma economia de até 60% em relação às lâmpadas comuns. Também são mais duráveis e, por isso, reduzem os custos com manutenção para as prefeituras do interior.

Tags:Atalaia do NorteAutazesBarreirinhaBenjamin ConstantBeruriBoca do AcreCarauaricoariCodajáseirunepeHumaitáirandubaitacoatiaramanacapuruManausmanicoremauesNhamundaparintinsPresidente Figueiredorio preto da evasao gabriel da cachoeiraTabatingatefeUrucurituba
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Governo do Amazonas

Governo do Amazonas prevê lançamento do PDIF Amazonas no primeiro semestre de 2026 com calendário definido pelo Niffam

Por administrador
Governo do Amazonas

Polícia Civil do Amazonas divulga imagens e pede informações sobre dois desaparecidos em Manaus

Por administrador
Governo do Amazonas

Câmara Setorial do Turismo realiza 142ª reunião e apresenta Observatório da Cultura do Centro de Manaus com calendário para 2026

Por administrador
Governo do Amazonas

Sine Amazonas divulga 193 vagas de emprego com atendimento das 8h às 14h nesta quinta-feira

Por administrador
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas abre edital Inova Setores AM para inovação em comércio, serviços e turismo em Manaus

Por administrador
Governo do Amazonas

Projeto de Teatro Comunitario em Tefé leva oficinas e montagens a bairros e valoriza memorias locais

Por administrador
Governo do Amazonas

Hospital Francisca Mendes inicia primeira etapa de modernização e amplia 49 leitos e capacidade de exames laboratoriais

Por administrador
Governo do Amazonas

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência mobiliza centros de convivência do Amazonas e ações da Seas

Por administrador
Governo do Amazonas

Idam conclui curso de sistemas agroflorestais com 20 agricultores familiares em Iranduba

Por administrador
Governo do Amazonas

Orquestra de Violões do Amazonas apresenta repertório natalino a cerca de 200 estudantes na EETI Gonçalves Dias

Por administrador
Governo do Amazonas

Amazonas recebe 18.800 doses de vacina contra VSR para gestantes e proteção de recém-nascidos

Por administrador
Governo do Amazonas

Detran-AM flagra caminhão com carga deslocada e várias irregularidades na zona norte de Manaus

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?