FOTO: Eduardo Cavalcante/SeducPara poder realizar o seu sonho de terminar os estudos, a autônoma Daize Silva fez, nesta quarta-feira (27/07), o exame do Provão Eletrônico da Secretaria de Estado de Educação e Desporto. Daize é uma das 11 mil pessoas que realizaram o exame este ano e que veem na educação a possibilidade de mudar de vida.Mais de 11 mil candidatos já realizaram o Exame Supletivo neste ano
Candidata Daize Silva – FOTO: Eduardo Cavalcante/Seduc“Foi um sonho que eu sempre tive de terminar meus estudos. E eu vejo que vai melhorar muito, pelas condições que eu vou dar para a minha família, para a minha avó que me criou, pois ela é o que mais importa para mim. Eu sei que se eu terminar e seguir a área da saúde, vou poder me empenhar muito para poder ajudá-la”, afirmou Daize.
Daize Silva, que não chegou a concluir o Ensino Fundamental, realizou a primeira parte da prova na Escola Estadual Padre Luís Ruas, na zona leste de Manaus. A candidata enfatiza que essa oportunidade é o primeiro passo para conquistar uma vida melhor e, assim, fazer uma faculdade na área da saúde.
O autônomo Ronilson Gonçalves comenta que estava ansioso para concluir a prova. “Hoje foi uma experiência bem legal, eu estava ansioso para esse dia acontecer. Eu pretendo terminar meus estudos e, quem sabe, fazer uma faculdade para entrar na área de refrigeração”, disse.
O Exame Supletivo, conhecido como Provão Eletrônico, é ofertado para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e é uma forma de regularização escolar, pois os aprovados garantem a certificação de conclusão. Os exames são aplicados em quatro polos estratégicos da capital.
Mobilização
O coordenador do Sistema Eletrônico de Avaliação, André Siqueira, informa que em setembro ocorre a terceira mobilização para cadastro, inscrição e agendamento dos exames para toda a comunidade.
Autônomo Ronilson Gonçalves – FOTO: Eduardo Cavalcante/SeducAo todo, mais de 140 mil provas já foram aplicadas este ano, somente em Manaus. Além da EE Padre Luis Ruas, as provas também são realizadas no Instituto de Educação do Amazonas (IEA), no Centro de Manaus e nas escolas estaduais Solon de Lucena, na zona centro-sul; e Eliana S. Pacheco Braga, na zona leste da capital.
Prova
A prova é on-line, composta por 20 questões objetivas, sendo necessário que o aluno acerte 60% desse total, ou seja, 12 questões. O candidato tem 50 minutos para responder a prova de cada disciplina. Ao final de todas as provas agendadas e realizadas, o candidato poderá ver o resultado de desempenho e em quais disciplinas foi aprovado.
André ressalta a importância de realizar e comparecer ao local do exame. “Quando o candidato deixa de vir, ele está ocupando a vaga de alguém que não conseguiu agendar, então compareça. Em Manaus temos quatro polos de aplicação, então venham, façam suas provas”, reforçou.
BAIXE AQUI:
MATERIAL DE VÍDEO
RETRANCA: Provão Eletrônico
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO: Imagens de apoio da realização do provão, com sonoras de Daize Silva dos Santos; Ronilson Gonçalves; e André Siqueira, coordenador do sistemaeletrônico de avaliação.
https://drive.google.com/file/d/1u1CY-Xms1lYG8aThiH7oaWQwMP6V1sj_/view?usp=sharing
O post “Foi um sonho que eu sempre tive”, diz candidata ao realizar exame supletivo da Secretaria de Educação apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.
IMAGENS: Drance Jesus/Seduc