Foto: Daniel Brito/Ascom UEAUm robô humanoide capaz de promover o estímulo de crianças com baixa visão é um dos destaques da 2ª Conferência do projeto Academia Stem (2nd Amazon Stem Academy Conference – (Asac 22) – 2ª Conferência do Projeto Academia Stem). O evento iniciou nesta quarta-feira (19/10) e segue até o sábado (22/10), na Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (EST/UEA), localizada na Avenida Darcy Vargas, 1.200, Chapada.A programação gratuita ocorre com Keynotes (palestras) e apresentações de resultados de pesquisas dos alunos do projeto
Para a vice-reitora da UEA, Prof.ª Dra. Kátia Couceiro, projetos como esses são importantes para expor o que é realizado dentro do ambiente universitário.
A programação gratuita ocorre com Keynotes (palestras), apresentações de resultados de pesquisas dos alunos do projeto Academia STEM e programação cultural.
Orientado pela professora Marlene Faria, do curso de Engenharia de Controle e Automação da UEA, o trabalho tem o objetivo de apresentar solução viável para as crianças deficientes visuais que sofrem com a dificuldade de aprendizado e de encontrar meios para estimulação visual, e por meio do avanço da tecnologia, foi utilizado o robô humanoide NAO, ferramenta fundamental para alcançar as expectativas em relação às crianças.
“A gente acha muito importante a UEA ser participativa, nesse momento, em projetos que auxiliam no engrandecimento da nossa universidade. Sentimos um orgulho imenso em ver o trabalho de vocês, mostrando ao Brasil o papel da Universidade do Estado do Amazonas na sociedade”, disse a vice-reitora.
A conferência traz ao todo 44 projetos científicos e tecnológicos desenvolvidos por professores e alunos dos cursos de Engenharia da UEA, conectados à temática desta 2ª edição do evento: ‘Ciência e Tecnologia na Formação de Competências para o Desenvolvimento Sustentável na Amazônia’.
“As coreografias criadas com o software Chorégraphe para o robô NAO foram desenvolvidas e apresentam bons movimentos. Músicas atrativas foram adicionadas na apresentação para ajudar a prender o foco das crianças e para que sejam estimuladas a interagir com o robô, ao passo que o NAO estimula sua visão e contribui para o pleno desenvolvimento das atividades educacionais destas crianças”, explicou a docente em artigo científico.
Além disso, o Asac 22 cria um espaço promissor para a divulgação dos resultados dos projetos Científicos, Tecnológicos, de Inovação e Sustentabilidade desenvolvidos por alunos e professores dos cursos de Engenharia da Academia Stem.
“Por estarmos na Amazônia, temos especial capacidade de aliar desenvolvimento tecnológico e inovação à conservação do Bioma Amazônia. Queremos discutir com o público esta perspectiva”, destacou o coordenador do projeto Academia Stem, Jucimar Maia Junior.
Segundo o professor Francis Wagner, na oportunidade, além de apresentar o trabalho, o estudante conquista o privilégio de publicar o resumo expandido nos anais do evento com todo registro de uma conferência científica nacional e internacional.
Essa é uma iniciativa do Pilar Permanência, segmento do projeto que possui como principal objetivo inserir os estudantes no universo científico e, com isso, diminuir as taxas de evasão na universidade.
Programação
Durante os quatro dias de Conferência, além dos principais resultados dos projetos nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, desenvolvidos por alunos e professores, será possível acompanhar palestras sobre indústria 4.0, sustentabilidade na Amazônia, inovação e muito mais.
“Isso estimula desde cedo a publicação científica e o engajamento nas ações voltadas ao mercado de trabalho” informou Francis Wagner, coordenador do Permanência.
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Sobre o projeto
O projeto Academia Stem é voltado à capacitação e formação profissional dos estudantes, buscando desenvolver, potencializar e divulgar as áreas de Engenharia de Automação e Controle, Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia de Produção e Sistemas de Informação. O projeto conta a parceria da Samsung, usando recursos da Lei de Informática para a Amazônia Ocidental (Lei Federal nº 8.387/1991), estando sua divulgação de acordo com o previsto no artigo 39.º do Decreto nº 10.521/2020.