FOTOS: Érico Xavier/FapeamApoiado pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), o Centro de Apoio Multidisciplinar (CAM) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) celebrou jubileu em comemoração aos 25 anos do órgão, nesta quinta-feira (27/10). A solenidade ocorreu no auditório Sumaúma da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA).Cerimônia do jubileu de prata aconteceu nesta quinta-feira (27), no campus da Universidade
“A Fapeam é uma grande parceira da Ufam. De 2019 até outubro de 2022, a Fundação apoiou com mais de R$ 115 milhões uma gama de projetos de pesquisa, além também do forte apoio que tem dado com o Programa de Apoio à Pós-Graduação (Posgrad), para a formação de recursos humanos altamente qualificados em mestrado e doutorado e, também, no Programa de Apoio à Iniciação Científica do Amazonas (Paic) ”, apontou Márcia Irene.
Participaram do evento autoridades, professores, pesquisadores, estudantes e representantes de instituições de ensino e pesquisa do Amazonas. Durante a cerimônia, a diretora técnico-científica da Fapeam, Márcia Irene Mavignier, representou a diretora-presidente Márcia Perales Mendes Silva.
FOTOS: Érico Xavier/FapeamApoio à Pesquisa
Além do Posgrad e Paic, a Fapeam apoia diversos projetos de pesquisa do CAM, por meio de outros programas de fomento, entre esses o Programa de Apoio à Manutenção de Equipamentos (Pameq), que fornece recursos para a manutenção corretiva e/ou preventiva de equipamentos de laboratórios de pequeno, médio e grande porte, destinados ao desenvolvimento da pesquisa científica e tecnológica no Amazonas, com o objetivo de mantê-los em bom funcionamento e evitar a descontinuidade das atividades de pesquisa.
Ela ressaltou a honra que a Fapeam tem de apoiar o funcionamento do CAM que, desde sua fundação em 1997, constitui-se em um instrumento propulsor de pesquisas nas áreas de Ciências Exatas, da Terra, Biológicas, Agrárias, da Saúde e Engenharias.
CAM
O Centro de Apoio Multidisciplinar é um órgão suplementar da universidade, que atua com a Divisão de Biotecnologia, composta por dez laboratórios multiusuários; e Divisão de Central Analítica, composta por nove laboratórios.
Homenagem
Durante a cerimônia do Jubileu de Prata, Márcia Perales Mendes Silva foi homenageada com uma placa em reconhecimento ao seu trabalho como reitora da Ufam (de 2009 a 2017) e como atual diretora-presidente da Fapeam, instituição de fomento à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) do Governo do Amazonas.
O CAM realiza diversos serviços, como: ensaio de atividades antioxidantes, extração de óleos essenciais, preparação de extratos, análises cromatográficas e espectroscópicas, purificação e isolamento de substâncias com potencial fitoterápico. Além de auxiliar atividades destinadas às análises microbiológicas e biotecnológicas.
O post Fapeam destaca parceria nos 25 anos do Centro de Apoio Multidisciplinar da Ufam apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.