FOTO: Tiago Corrêa/UGPECom o case “Estratégia de Comunicação para Consulta Pública na Pandemia”, a Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Amazonas é uma das cinco finalistas ao Prêmio Jatobá PR 2022, referência na área da comunicação. O trabalho, que figura entre os melhores do país na premiação, foi desenvolvido pela equipe de Comunicação da UGPE, com a preocupação de garantir a ampla participação da comunidade em consulta pública para implantação do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+).
Por Agência Amazonas
Prêmio Jatobá é referência na área de comunicação, com trabalhos de alto nível desenvolvidos por grandes empresas e organizações do país
Concorrendo com o órgão amazonense, o Banco Central participa com a campanha “Pix – Comunicação Estratégica para democratização financeira”. A empresa de medicamentos Novo Nordisk, com a campanha “Quem vê Diabetes vê Coração”. Concorrem também os cases “Gerdau 120 anos” e “Combate a fake news: a Comunicação do Butantan a serviço da vida durante a pandemia da Covid-19”.
O trabalho chega à final com quatro concorrentes de peso – Banco Central, Instituto Butantan, Gerdau e Novo Nordisk, todas organizações com atuação nacional. O grande vencedor será anunciado no dia 13 de dezembro, em evento no Renaissance Hotel, em São Paulo. A UGPE concorre no segmento Organizações Empresariais e Públicas, na categoria Campanha Institucional/Utilidade Pública.
“A consulta pública é uma exigência do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), órgão financiador do Prosamin+, e, ao mesmo tempo, é muito importante para as populações das áreas de intervenção do programa. Então, não poderíamos adiá-la, mas era preciso resguardar a população, evitando as aglomerações por causa da pandemia”, explicou.
Estar entre os cinco finalistas ao prêmio, que é reconhecido como um dos mais importantes na área de comunicação, e concorrer com empresas que são referências nacionais, já é uma grande vitória, na avaliação do coordenador executivo em exercício da UGPE, Leonardo Barbosa.
A consulta pública foi realizada em formato híbrido. As reuniões presenciais ocorreram com público reduzido, em ambiente controlado, e foram transmitidas ao vivo pelas páginas oficiais do Governo do Estado, estendendo o acesso à participação de toda a comunidade envolvida.
Iniciativa
FOTOS: Tiago Corrêa/UGPEO case apresentado pela UGPE consiste em estratégia desenvolvida pela Assessoria de Comunicação do órgão, entre julho e agosto de 2021. Abrange, de forma integrada, as diversas ferramentas de comunicação que foram utilizadas, incluindo a digital, com o objetivo de mobilizar a comunidade a participar da consulta pública para o novo Prosamin+, em meio às restrições impostas pela pandemia de Covid-19.
Para mobilizar a comunidade e garantir a participação das famílias beneficiárias do programa, foi produzido um vasto material informativo, entregue casa a casa, com explicações sobre como acessar as reuniões por QR Code, e o site criado, onde constavam todas as informações do Plano Diretor de Reassentamento (PDR) e dos Estudos de Impactos Ambientais e Sociais (EIA).
“Quem desejasse participar podia fazer perguntas por meio das redes sociais, como também acessar os links para tirar dúvidas e propor sugestões pelo site www.consultasociedadeprosamin.am.gov.br, criado especificamente para essa finalidade”, ressalta o assessor de comunicação da UGPE, jornalista Tiago Corrêa.
As consultas públicas contaram com 6,9 mil visualizações pelo YouTube e Facebook, com a participação direta de cerca de 700 pessoas interagindo virtualmente. No total, foram realizadas 211 perguntas por meio do site e das transmissões ao vivo. As perguntas realizadas nas transmissões foram registradas durante as lives e respondidas nas reuniões. Da mesma maneira, os questionamentos realizados por meio do site foram todos catalogados de acordo com sua categoria e respondidos via endereço eletrônico.
“Tivemos que mobilizar a comunidade e ajudar as pessoas que tivessem dificuldade no uso das redes sociais e recursos digitais. Foram utilizados materiais gráficos – convites; flyers com informações sobre dias e horários das consultas públicas e endereços eletrônicos por onde seriam transmitidas; cartazes com o QR Code direcionando para o site de consulta, colados nas vias e nas sedes de associações de moradores; cards para as redes sociais; além de carro de som, anunciando a ação e convocando moradores”, relata Tiago.
“O fato de sairmos do modelo de reunião em quadras e usarmos as ferramentas de comunicação digital foi o que chamou atenção e fez com que a UGPE fosse convidada pelo BID a apresentar a experiência a outros programas do gênero”, destacou a subcoordenadora Social da UGPE, Viviane Dutra. “Foi uma grande força-tarefa, que envolveu todas as áreas da UGPE na mobilização das comunidades”.
Destaque do BID
Em março de 2022, a consulta pública híbrida da UGPE já havia sido destaque em evento virtual organizado pelo BID, com representantes de programas brasileiros financiados pela instituição internacional e da Secretaria Nacional de Habitação do Governo Federal.
Marcando o retorno da premiação a sua forma presencial após dois anos, a edição de 2022 colocou em disputa 31 categorias, divididas entre Grandes Agências, Agências-Butique, Organizações Empresariais e Públicas e PR Internacional. Neste ano, o prêmio registrou recorde de 273 cases inscritos. A comissão julgadora reuniu 57 profissionais de comunicação de todo o país.
Prêmio Jatobá PR
Organizado pelo Grupo Empresarial de Comunicação (Gecom), o Prêmio Jatobá é o mais importante reconhecimento às empresas que se destacam em Comunicação e Relações Públicas no Brasil.