Com 8,7 quilômetros de extensão, o Anel Sul inicia no Viaduto Lydia da Eira Corrêa e termina na Avenida Santos Dumont – FOTO: Lucas Silva/SecomO governador Wilson Lima vistoriou, nesta segunda-feira (07/11), o trabalho das frentes de obras que atuam na construção do Anel Viário Sul, no bairro Tarumã, zona oeste da capital. Sob a coordenação da Secretaria de Estado de Infraestrutura e da Região Metropolitana, mais 85% dos trabalhos já foram executados.
Por Agência Amazonas
Obra já está com mais de 85% dos trabalhos concluídos
“É uma obra importante para melhorar o tráfego de veículos nessa área de Manaus. Juntamente com o Anel Leste que nós estamos executando, vamos tirar de circulação das avenidas Rodrigo Otávio e Efigênio Salles as carretas do Distrito Industrial e dar mais segurança ao trânsito nessas vias”, disse.
A pavimentação do complexo viário avança e, durante a vistoria, o governador acompanhou a qualidade do serviço que está sendo realizado ao trafegar pelo novo trecho que recebeu asfaltamento.
Com 8,7 quilômetros de extensão, o Anel Sul inicia no Viaduto Lydia da Eira Corrêa e termina na Avenida Santos Dumont. Já o Anel Leste inicia no trevo da Avenida dos Oitis e termina na Avenida Margarita, próximo a Reserva Adolfo Ducke.
Juntos, os complexos viários Anel Leste e Anel Sul formam a maior intervenção para melhoria da mobilidade urbana de Manaus e irão facilitar o acesso ao Aeroporto Internacional Eduardo Gomes e às rodovias AM-010 e BR-174. Os complexos somam 27 quilômetros de extensão.
O complexo inclui a construção de uma ponte sobre a Cachoeira Alta e a duplicação da pista em 10,50 metros. Além da nova pavimentação, os postes antigos estão sendo removidos para instalação do novo sistema de iluminação pública.
Anel Sul
FOTOS: Lucas Silva/SecomCom investimentos de R$ 136 milhões, a previsão é que, dependendo das condições climáticas, os trabalhos sejam concluídos ainda este ano. Se as chuvas não se intensificarem, a via será liberada até o fim de dezembro.
O terceiro trecho, que fica próximo ao condomínio Villa Suíça, recebe serviços de base e sub-base no lado direito (sentido centro-bairro). Uma quarta equipe atua na drenagem e reforço do subleito próximo à empresa Pontual. E nos arredores da comunidade São Francisco está em execução a aplicação da segunda camada asfáltica.
Cinco frentes de obras atuam na construção do complexo; a estimativa é que todo o projeto gere cerca de mil empregos. No primeiro, próximo ao Clube da Aseel, estão sendo feitas drenagem e terraplanagem; no segundo, nas proximidades da Cachoeira Alta, os trabalhadores realizam drenagem superficial, sarjeta e meio fio.
A duplicação conta com pistas que totalizam 10,80 metros de largura com três faixas para cada sentido. Também haverá uma ciclovia de 5,6 quilômetros no entorno da Reserva Adolpho Ducke; e 22 baias para paradas de ônibus.
Anel Leste
O projeto do Anel Leste tem 18,30 quilômetros de extensão e está 36% executado. A estimativa é de que todo o projeto gere mais de 2 mil empregos. As obras incluem um viaduto de 54,60 metros, com um trevo e passagem em nível, compreendidas em quatro alças internas e quatro externas.