FOTO: Divulgação/CosamaA Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama), está participando do seminário sobre práticas de gestão “Tecnologias sociais para a qualidade de vida na Amazônia”, que está sendo realizado nesta segunda-feira (07/11), no município de Tefé-AM (distante 522 km de Manaus).
Por Agência Amazonas
O evento aborda temas voltados à melhorias da qualidade de vida na Amazônia
A Cosama tem como representante no seminário, a gerente de responsabilidade socioambiental (GERSAM), Cláudia Cruz, apresentando o “Projeto Água Boa”, do sistema de abastecimento de água, com foco na gestão do serviço que beneficia comunidades ribeirinhas no Amazonas.
O encontro visa discutir o acesso de comunidades ribeirinhas a serviços públicos como o abastecimento de água e o esgotamento sanitário com o objetivo de conhecer modelos de gestão existentes na Amazônia e debater os subsídios políticos e legais necessários para a ampliação da gestão em outras áreas da Amazônia.
O evento segue até amanhã (08/11) e conta com a presença de diversas instituições que trabalham o tema Saneamento na Amazônia:Funasa, ONDHAS, Unicamp, Unicef e Associações de Moradores, entre outras.
“Um fator importante em destaque são os desafios da logística e operação do sistema de abastecimento de água no interior do estado que a companhia enfrenta para levar água tratada e de qualidade aos ribeirinhos, como exemplo o Projeto Água Boa, que contempla várias comunidades rurais”, ressalta a gerente, Cláudia Cruz.
Trata-se de um sistema de tratamento e de coleta de água superficial na beira do manancial, do igarapé e do lago com dois tipos de tratamento, reservação e distribuição com 100% de qualidade para servir e levar saúde para as comunidades obedecendo o padrão de potabilidade da água para consumo humano recomendada pelo Ministério da Saúde.
Projeto Àgua Boa
O projeto Água Boa é uma modernização do sistema Salta Z para atender populações ribeirinhas, indígenas e rurais sem acesso à água tratada. O Governo do Estado do Amazonas por meio da Cosama, buscou melhorar e inovar o serviço.