Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Amazonas > Wilson Lima anuncia +RespirAR com ampliação dos serviços em Manaus
Amazonas

Wilson Lima anuncia +RespirAR com ampliação dos serviços em Manaus

9 de novembro de 2022
Compartilhar
4 Min Lidos
Compartilhar

Fotos: Arthur CastroO governador do Amazonas, Wilson Lima, assinou nesta quarta-feira (09/11) a renovação do projeto RespirAR até o final de 2023 e anunciou a ampliação do projeto para o interior. Além da capital, nove municípios passam a contar com o programa, que agora se chamará +RespirAR. Serão atendidos pacientes de Parintins, Tefé, Tabatinga, São Gabriel da Cachoeira, Codajás, Fonte Boa, Envira, Humaitá e Presidente Figueiredo.
Há 1 hora
Por Agência Amazonas

Contratação de novos profissionais para atuarem no programa também foi autorizada pelo governador

“Esse é um programa que ganhou repercussão nacional e internacional. É reconhecido mundialmente e a gente começa a ampliar a partir do ano de 2023. Nós conseguimos atender aproximadamente 30 mil pessoas em um ano e meio. Quero parabenizar as pessoas que superaram esse momento difícil e se recuperaram”, disse o governador.

O objetivo do projeto é usar o esporte como ferramenta para a melhoria da saúde pública, proporcionando atendimentos não apenas para pacientes que se recuperam das sequelas da Covid-19, mas oferecer tratamento para questões que envolvam distúrbios ortopédicos e traumatológico e reabilitação para pacientes com sequelas neurológicas leves.

Fotos: Arthur CastroFotos: Arthur Castro“Hoje a gente tem 240 contratados e eu estou autorizando a contratação de mais 120, além de garantir a permanência dos 240 que já estão atuando no projeto. Vamos colocar o RespirAR em nove municípios, com prioridade para os municípios polo e onde temos nossas UTIs. Vai ser um trabalho paralelo que vamos fazer”, acrescentou Wilson Lima.

Ao entregar o certificado de reabilitação pós-Covid-19 para alguns pacientes do RespirAR, no Centro Estadual de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, Wilson Lima também anunciou a ampliação do quadro de profissionais que atuam no programa.

“Foi muito importante. Eu cheguei aqui muito ruim e, graças a Deus, hoje tenho qualidade de vida, eu sou outra pessoa. Fui muito bem acolhida por todos os professores. Mudou a minha vida”, disse.

Vida nova

Para a aposentada Maria Amélia Apolinário, 76, reabilitada pelo RespirAR após um quadro grave de Covid-19, as aulas de hidroterapia que ela pratica três vezes por semana representam uma mudança de vida.

Balanço

O Proejto RespiraAR já realizou mais de 167 mil atendimentos, recuperando mais de 30 mil pacientes que sofriam com sequelas da Covid-19. Em maio de 2022 o projeto recebeu reconhecimento internacional com a visita da Organização Mundial de saúde (OMS).

Suzeanea da Silva, 43, filha da aposentada e que acompanha a mãe nas atividades também falou sobre a experiência. “Quando a gente veio aqui, na primeira acolhida ela já foi direcionada, na primeira semana já iniciou o tratamento e a gente vê um resultado surpreendente, ela tem três vezes mais qualidade de vida”, concluiu.

Coordenado pela Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar), a iniciativa conta com a parceria da Secretaria de Estado de saúde (SES-AM), Secretaria de Estado de assistência social (SEAS), Fundo de Promoção Social (FPS) e Agência Amazonense de desenvolvimento econômico, Social e Ambiental (AADESAM).

Funcionando em 10 pontos da cidade de Manaus, hoje o projeto atende pacientes nas Policlínicas Antônio Aleixo, Codajás e João dos Santos Braga, nos Centros de Atenção ao Idoso (Caimis) Ada Viana e o André Araújo, nos Centros Estaduais de Convivência da Família (CECFs) Padre Pedro Vignola, Magdalena Arce Daou e Teonízia Lobo, o Centro Estadual de Convivência do Idoso (Ceci) Aparecida e na Vila Olímpica de Manaus.

Tags:CodajásEnviraFonte BoaGoverno do AmazonasHumaitáManausmancheteparintinsPresidente Figueiredosao gabriel da cachoeiraTabatingatefe
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Amazonas

Amazonas realiza etapa estadual da 2ª Conferência Nacional do Trabalho

Por administrador
Amazonas

Apoiado pelo Governo do Amazonas, Manaus recebe pela primeira vez o Congresso Internacional da Sociedade Hegel Brasileira

Por administrador
Amazonas

Atleta do Pelci representará o Amazonas nas Paralimpíadas Escolares 2025

Por administrador
Amazonas

Feira de Produtos Regionais: ADS divulga programação desta semana

Por administrador
Amazonas

PC-AM fará leilão virtual de veículos apreendidos; 17 lotes estarão disponíveis em dezembro

Por administrador
Amazonas

Sejusc inicia arrecadação de roupas e calçados para pessoas em situação de rua

Por administrador
Amazonas

Polícia científica do Amazonas começa a restaurar numeração suprimida de armas de fogo

Por administrador
Amazonas

‘Aquelas que me habitam’: Espetáculo sobre ancestralidade feminina amazônica estreia no Teatro da Instalação

Por administrador
Amazonas

Bases fluviais impulsionam apreensão de entorpecentes no Amazonas, aponta Fórum Brasileiro de Segurança Pública

Por administrador
Amazonas

Com shows e feira criativa, ‘Reggae Consciência’ exalta a potência cultural afro-amazônica em Manaus

Por administrador
Amazonas

COP30: Idam participa de diálogos e painel sobre os trabalhos de Assistência Técnica e Extensão Rural realizados no Amazonas

Por administrador
Amazonas

Amazonas mobiliza municípios contra avanço das arboviroses

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?