FOTOS: Divulgação SES-AMA Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) informa que todas as 25 unidades de urgência e emergência da rede estadual de saúde na capital funcionarão normalmente, em plantão de 24 horas, durante o ponto facultativo do dia 14 de novembro e no feriado do dia da Proclamação da República (15/11).
Por Agência Amazonas
Para casos graves, seis prontos-socorros, sendo três adultos e três infantis, funcionam normalmente
Os SPAs e as UPAs atendem casos de urgência de baixa e média complexidade. Para casos graves, os seis prontos-socorros, sendo três adultos e três infantis, estarão em funcionamento normal. O atendimento às grávidas também seguirá sem alterações nas sete maternidades do Estado.
Vão funcionar os seis prontos-socorros, as sete maternidades, os nove Serviços de Pronto Atendimento (SPAs), as duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), além do serviço de emergência psiquiátrica do Centro de Saúde Mental do Amazonas (Cesmam).
As unidades que atendem consultas agendadas, como Centros de Atenção à Melhor Idade (Caimis), Centros de Atenção Integral à Criança (Caics) e Policlínicas retornam às atividades na quarta-feira (16/11). Como as agendas dessas unidades são bloqueadas nos fins de semana e feriados, não são marcados no Sistema de Regulação (Sisreg) serviços nesses dias, não havendo necessidade de remarcações.
No interior do estado, todos os 61 municípios possuem unidades hospitalares, com atendimento de urgência e emergência diariamente em regime de plantão.
FOTO: Divulgação SES-AMA Fundação Cecon informa que estão mantidas as sessões de radioterapia e quimioterapia agendadas para a segunda-feira (14/11), ponto facultativo. No feriado de Proclamação da República (15/11), estão mantidas somente as sessões de quimioterapia. Os demais serviços ambulatoriais não funcionarão durante o ponto facultativo e feriado, retornando normalmente na quarta-feira (16/11).
Fundações de Saúde
Os hospitais das fundações de saúde – Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) e Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) – mantêm seus atendimentos de emergência e de internação em plantão 24 horas.
O estoque da instituição necessita de doadores, principalmente dos tipos O positivo e O negativo, que apresentam queda de 40% no estoque. As chuvas recentes e a alta incidência de síndromes gripais são apontadas como causadoras dessa baixa no comparecimento de doadores.
A coleta de sangue no Hemoam funcionará normalmente apenas na segunda-feira (14/11), e será retomada normalmente a partir da quarta-feira (16/11), das 7h às 18h. Apenas serviços de Urgência estarão abertos aos pacientes durante o feriado.