FOTO: Divulgação/SeapA Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), por meio do Departamento de Reintegração Social e Capacitação (Deresc) e do Departamento de Saúde do Sistema Prisional do Amazonas (DSSPAM), está realizando visitas a unidades prisionais do interior do estado, visando a promoção de ações de saúde e sociais para contribuir para o desenvolvimento reintegrador das Pessoas Privadas de Liberdade (PPLs).
Por Agência Amazonas
Ação visa parcerias com órgãos municipais
As visitas visam firmar parcerias com órgãos e serviços públicos para promover mutirões para emissão de documentos, como certidões de nascimento, RG e CPF, dentro das unidades prisionais, além da ampliação do Programa Trabalhando a Liberdade, com cursos de capacitação, regularização do cadastro de visitas, regular e social, cadastro e controle das igrejas.
Os municípios que estão recebendo a iniciativa são Tefé, Coari, Parintins, Itacoatiara, Tabatinga, Humaitá e Maués. As visitas estão sendo realizadas pela chefe do Deresc, Keyla Prado, e pela chefe do DSSPAM, Caroline Motta.
O DSSPAM está realizando o alinhamento de atendimentos médicos dentro das unidades prisionais, o fornecimento de medicamentos e campanhas de saúde para a população de PPLs das unidades prisionais junto às secretarias municipais de saúde.
Dentro dessa finalidade, a Seap vem visitando cartórios das cidades, unidades do Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC), Receita Federal, Instituto de Identificação, Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e Secretaria de Assistência Social.
“A Seap tem realizado visitas aos municípios em busca de parcerias para continuar fortalecendo as atividades, visando padronizar procedimentos realizados dentro das unidades”, pontuou Keyla Prado.