O Comitê é composto por representantes do governo federal, dos governos dos estados da Amazônia Ocidental (Acre, Amazonas, Rondônia, Roraima) e do Amapá, de instituições de fomento à pesquisa e inovação, da comunidade científica e do Polo Industrial de Manaus. De acordo com o diretor do CDTECH, professor Luiz Roberto Coelho Nascimento, o recredenciamento da incubadora possibilita às startups instaladas neste espaço de inovação absorver recursos da Lei de Informática, por meio dos programas prioritários, coordenados pela Suframa.
O Centro de Desenvolvimento Empresarial e Tecnológico (CDTECH), incubadora mantida pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), foi recredenciado para execução de atividades de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (PD&I) no Comitê das Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia (Capda). A habilitação ocorreu na última segunda-feira (5), na sede da Suframa e de forma híbrida, durante a 70ª Reunião Ordinária do Capda.
A reunião foi presidida, presencialmente, pelo Chefe da Divisão de Economia Verde, da Subsecretaria de Economia Verde (SUEV), que integra a estrutura da Secretaria de Desenvolvimento da Indústria, Comércio (SDIC), da Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade (Sepec), do Ministério da Economia e coordenador do Capda, José Ricardo Ramos Sales, e com a presença do superintendente-adjunto de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica da Autarquia, Manoel Fernandes Amaral Filho (também secretário-executivo do Comitê) e dos demais representantes de órgãos de pesquisa e fomento, órgãos governamentais e classes produtoras e científicas integrantes do Capda.
“Obviamente que as criações tecnológicas inovativas terão que estar em convergência com os interesses dos programas prioritários. Com o recredenciamento, o CDTECH retorna ao jogo entre as incubadoras da região com mais um serviço de suporte às startups. Isso poderá estimular a demanda por mais investimento privado. Quando uma startup engendra inserção tecnológica no mercado cria-se um efeito multiplicador nos elos relevantes da cadeia”, destacou o diretor.
Capda
Durante a reunião também foram credenciadas duas novas ICTs, habilitada à execução de atividades de PD&I: Centro de Pesquisa Agroflorestal de Rondônia (CPAF-RO), da Embrapa em Rondônia; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC), unidade Rio Branco.
As atividades do CAPDA estão relacionadas, entre outras, à definição de critérios para credenciamento de ICTs, incubadoras e aceleradoras, assim como ao credenciamento e descredenciamento delas no Comitê; à gestão de parcela dos recursos destinados a atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I), oriundos de investimentos realizados pelas empresas de desenvolvimento ou produção de bens e serviços de informática que fizeram jus a benefícios fiscais previstos na Lei de Informática nº 8.387, de 30 de dezembro de 1991, e alterações posteriores; e ao estabelecimento dos programas e das áreas que serão considerados prioritários e à definição das diretrizes para o funcionamento, o acompanhamento e a vigência dos programas.