Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Amazonas > Acadêmico da Esat/UEA lança livro ”O outro entre nós”
Amazonas

Acadêmico da Esat/UEA lança livro ”O outro entre nós”

4 de janeiro de 2023
Compartilhar
5 Min Lidos
Compartilhar

Por Agência Amazonas

Lançamento será realizado nesta quarta-feira (4/01), às 14h, na biblioteca comunitária do Centro Cultural Zé Amador, em Presidente Figueiredo. Acesso gratuito

Para Douglas Rodrigues (AACA/Esat/UEA), este é um momento singular para disseminar a sua trajetória por três cidades do Amazonas, todas interligadas pelo rio Negro. ”Já tivemos uma receptividade acalorada em Barcelos, agora estamos promovendo em Presidente Figueiredo. E na próxima semana chegaremos a NOVO Airão (distante 115 quilômetros da Manaus). A inserção no município garante diálogos firmes para a criação de novas dramaturgias, utilizando parte do programa cultural como oficina de ”confecção dramatúrgica”, a mesma já aplicada no Festival de Teatro em Língua Portuguesa, em São Paulo”, ressaltou.

O evento é gratuito e o lançamento faz parte do projeto de circulação ”Estrada de Rios” trajeto retorno à 1ª capital do Amazonas, via rio Negro, contemplado no edital Cultura em REDE do Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura do Estado e economia criativa. O principal objetivo é promover diálogos e trocas artísticas fora da capital.

O produtor e ator Michel Guerreiro, também aluno do curso de Especialização em Gestão e Produção Cultural, salienta a importância do projeto. ”As distâncias e o custo amazônico tornam quase impossíveis projetos de circulação no interior do Amazonas. Portanto, essa integração em municípios como Presidente Figueiredo torna mais significativo transmitir cultura por meio de uma obra literária, tendo a Amazônia como pano de fundo. Hoje, publicar um livro é um ato de resistência no cenário nacional em que, a todo momento, grandes e pequenas livrarias fecham as portas. Publicar dramaturgias é um ato raro”, ressaltou.

Sobre o projeto – Segundo Douglas, a cidade de Presidente Figueiredo faz parte da sua produção artística. E ao longo da trajetória teve várias inserções no município com suas encenações, a última no aniversário da cidade com uma das obras da publicação “A estrada”, cujo enredo envolve o nascimento do próprio município e a BR-174, que interliga Manaus a Boa Vista, capital de Roraima. Para ele, ao se pensar no título do edital “Cultura em REDE”, coloca-se em prática seus objetivos, trocando e unindo artistas de diferentes realidades neste dia tão especial. “A troca cultural no município, de forma gratuita, é espontânea e revigorante para ambos”, finalizou.

A Coletânea – O livro ”O outro entre nós” é uma trilogia com três dramaturgias independentes, mas que podem ser encenadas em sequência uma vez que fazem parte de um todo: as transformações sociais e culturais da Amazônia durante o regime militar. Trata-se de histórias da região em que os principais personagens são as populações originárias, se dissipando num momento histórico da Amazônia. Todas as obras acontecem entre as décadas de 50 e 70, com enredo que aborda a fragmentação da identidade étnica regional.

FOTO: Bruno Lopes/Divulgação UEAProdução realizada por alunos da UEA – O produtor e o dramaturgo são alunos do curso de especialização em Gestão e Produção Cultural e os atores e encenadores Israel Castro e Karol Medeiros foram alunos do curso de Teatro, o que evidencia resultados revigorantes no mercado e na construção do ”NOVO amanhã”. Para a atriz Karol Medeiros, foi uma honra estar na montagem de “Flecha borboleta”. “Esta obra circulou no Amazonas e fora dele, inclusive em um continente colonizador, reafirmando para o público nossa história originária”, explica.

Tags:BarcelosEstado do AmazonasGoverno do AmazonasManausmancheteNovo AirãoPresidente Figueiredo
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Amazonas

Treinamento do Corpo de Bombeiros simula vazamento de produto químico e desabamento parcial de prédio no Centro

Por administrador
Amazonas

Estudante do Cetam representa o Amazonas em concurso nacional

Por administrador

Secretaria de Educação abre inscrições para 3ª edição do Provão Eletrônico para o interior

Por administrador
Amazonas

RecuperaFone: Mutirão para a devolução de 452 celulares segue nesta segunda-feira

Por administrador
Amazonas

Sine Amazonas divulga 185 vagas de emprego para esta segunda-feira

Por administrador
Amazonas

SES-AM conquista 1° lugar com experiência inovadora em gestão de pessoas em mostra do Ministério da Saúde

Por administrador
Amazonas

Moradores da AM-010 destacam melhorias com a entrega da rodovia modernizada

Por administrador
Amazonas

Ipaam, MMA e Pnud encerram mutirão ambiental e fundiário no Careiro com 240 atendimentos

Por administrador
Amazonas

Mais de 20 animais são resgatados de canil clandestino desarticulado pela Sepet-AM

Por administrador
Amazonas

Amazonas avança em agenda de negociações bilaterais na COP30 para ampliar iniciativas ambientais

Por administrador
Amazonas

Hospital Delphina Aziz realiza mais três transplantes em um único dia

Por administrador
Amazonas

Governador Wilson Lima inaugura primeira etapa da nova AM-010 e destaca avanços sociais e econômicos para oito municípios

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?