Com mais de três mil títulos de diversas áreas. a Biblioteca Anísio Thaumaturgo Soriano de Melo, da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), é um espaço disponibilizado para servidores, seus dependentes e público em geral que necessitem fazer pesquisas. Em 2023, o espaço completa 40 anos de funcionamento e disponibiliza livros de áreas diversas, como Administração Pública, Direito, Comunicação Social, História, Odontologia e literatura.
O local é bastante utilizado por servidores e estudantes que buscam na biblioteca material para pesquisas e um ambiente confortável e adequado para estudos, segundo o gerente da Biblioteca, Paulo Maurício. “Todos que buscam nossa biblioteca são muito bem vindos e terão acesso a todo acervo”, aponta o gerente, destacando ainda que espaço tem certificado reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), expedido em julho de 1983.
Paulo Maurício informa que o acervo conta com algumas obras especiais, como livros raros de artes, enciclopédias antigas e publicações em braile da Lei Orgânica da Cidade de Manaus e o Estatuto dos Servidores Públicos. Todas essas obras são disponibilizadas para pesquisas do público, porém o empréstimo de títulos é permitido apenas para servidores e seus dependentes. “Nesse caso, os empréstimos são de até quatro títulos por vez, com prazo máximo de devolução de sete dias”, informou o gerente.
Em seu acervo, a biblioteca conta com 1983 obras adquiridas pela Assembleia, além de centenas de títulos que foram doados pela Biblioteca do Senado Federal e de outras instituições que ainda estão em processo de catalogação. No espaço é possível acesso à história do poder legislativo de 1852 a 1924, às Constituições do Estado do Amazonas de 1891 a 1989, além de outras 2500 obras e periódicos e também enciclopédias como a Barsa.
A Biblioteca está localizada na Escola do Legislativo Senador José Lindoso, na Aleam, e funciona de segunda a sexta-feira, no horário de 8h às 14h.