Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
    • Governo do Amazonas
  • Manaus
  • Meio Ambiente
  • Esporte
  • Educação
  • Economia
  • Cidades
  • Polícia
  • Política
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Meio Ambiente
  • Esporte
  • Educação
  • Economia
  • Cidades
  • Polícia
  • Política
  • Amazonas
    • Governo do Amazonas
  • Manaus
  • Meio Ambiente
  • Esporte
  • Educação
  • Economia
  • Cidades
  • Polícia
  • Política
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Amazonas > Carnaval na Floresta: Programação chega a várias zonas de cidade
Amazonas

Carnaval na Floresta: Programação chega a várias zonas de cidade

7 de fevereiro de 2023
Compartilhar
7 Min Lidos
Compartilhar

FOTO: Michael Dantas/Secretaria de Cultura e economia criativa e Divulgação/Banda do Galo Desfile das escolas de Samba de Manaus, Concursos de Fantasia Adulto e Infantil, Carnaval do Povão e o tradicional Carnaboi, são algumas das ações que movimentam o “Carnaval na Floresta – Amazonas 2023”, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e economia criativa. A retomada da festa popular, que abre o calendário de eventos do estado, movimenta a cadeia produtiva da indústria cultural em várias zonas da capital.

Por Agência Amazonas

Além do Sambódromo, a festa popular será levada para perto das comunidades, centros culturais do estado e parque Largo do Mestre Chico

Uma passarela do samba foi montada na praça Mindu Norte, na Alameda Alphaville, NOVO Aleixo, zona Norte de Manaus. O NOVO espaço recebe o Grupo Experimental do Carnaval de Manaus. No dia 9 de fevereiro, há desfile de blocos e, dia 10, é a vez das escolas de samba experimentais Amor, UNIÃO Leste, Mocidade da UNIÃO, Império do Cajual e Acadêmicos do Rio Negro. Os desfiles iniciam às 20h e a entrada é gratuita. A escola experimental vencedora ganhará uma vaga no grupo de acesso B das escolas de samba de Manaus.

A programação carnavalesca alternativa, deste ano, descentraliza as ações, se expandindo para além da área central da cidade e do Centro de Convenções professor Gilberto Mestrinho, o Sambódromo. Entre as novidades, está o “Carnaval do Povão”.

E o Carnaboi será em dois dias: 25 e 26 de fevereiro, no Sambódromo, das 19h às 3h. Segundo o secretário de cultura, Marcos Apolo Muniz, a festa ganha visibilidade e marca o início da programação do Festival Folclórico de Parintins.

FOTO: Michael Dantas/Secretaria de Cultura e economia criativa e Divulgação/Banda do Galo Outro destaque na programação, é o Esquenta do Carnaboi, bem como, a data de realização da festa tradicional que celebra o ritmo do boi-bumbá. A abertura do Esquenta será no dia 12 de fevereiro, às 19h, na praça Mindu Norte. Mais de 30 atrações musicais se apresentam, levando para o público, um repertório de toadas de sucesso. Do dia 13 a 22 de fevereiro, a festa passa a acontecer no parque Largo do Mestre Chico, na Praça 14 Janeiro, zona sul de Manaus.

Concurso de Fantasias e Melhor Máscara

FOTO: Michael Dantas/Secretaria de Cultura e economia criativa e Divulgação/Banda do Galo Neste ano, o tradicional concurso acontece no Centro Cultural Povos da Amazônia (CCPA) – antiga Bola da Suframa, rua Silves, Distrito Industrial. A programação segue dividida em dois dias: 12 de fevereiro, às 17h, acontece o Concurso de Fantasias Infantil e no dia 19, às 18h, é a vez do Concurso de Fantasias Adulto e Máscaras.

FOTO: Michael Dantas/Secretaria de Cultura e economia criativa e Divulgação/Banda do Galo “Nessa ocasião, vamos divulgar o evento e ensaios que acontecem, aos sábados, no Sambódromo, assim como aquelas datas dos eventos lá em Parintins, organizados pelos bois (Caprichoso e Garantido)”, revela o secretário, antecipando as expectativas para o festival folclórico na ilha Tupinambarana. “Certamente será uma grande experiência. O governador Wilson Lima já nos passou a orientação de como tratar o evento, compreendendo também a importância deste festival para divulgação do nosso estado e o tanto que agrega de valores e gera de trabalho e renda para tanta gente”, pontua o secretário.

Bandas e blocos

FOTO: Michael Dantas/Secretaria de Cultura e economia criativa e Divulgação/Banda do Galo Até meados do mês de março, blocos de rua e bandas de Carnaval seguem levando muito samba e alegria aos foliões em todas as regiões da cidade e em várias cidades do interior. O apoio do estado, com atrações musicais e suporte às bandas inscritas no edital – que foi disponibilizado no Portal da Cultura (cultura.am.gov.br) – irá beneficiar 3,9 mil artistas de fazedores de cultura da capital e dos municípios.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até a data dos respectivos concursos, entre 8h e 15h, no portal da Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (https://bit.ly/credenciamentos2023). Os prêmios variam de R$ 400 (quatrocentos reais) a R$ 7.000 (sete mil reais) e serão contemplados os três primeiros colocados de cada categoria nas modalidades Adulto, Infantil, Melhor Idade e Mestre-Sala e Porta Bandeira. Na modalidade Melhor Máscara, apenas o primeiro lugar nas duas categorias.

Ensaios e desfiles

Para que o público tenha uma prévia dos desfiles e os componentes das agremiações possam alinhar os últimos detalhes, os ensaios técnicos abertos ao público, serão realizados no Sambódromo. No dia 12 de fevereiro, ensaiam as escolas do Grupo de Acesso A e B. Nos dias 13 e 14, é a vez do Grupo Especial. Os ensaios iniciam às 20h.

O Bloco das Piranhas e a Banda do Galo que, tradicionalmente, arrastam multidões, serão realizados no Sambódromo, nos dias 19 e 21 de fevereiro, respectivamente.

Na primeira noite, se apresentam as escolas do Grupo de Acesso B: Leões do Barão Açú, Gaviões do Parque 10, Meninos Levados, Império do Mauá, Legião de Bambas, Mocidade Independente de Ipixuna, Unidos do Coophasa, Unidos da Cidade Nova e Balaku Blaku.

Uma das atrações mais aguardadas pelo público são os desfiles das escolas de samba, que acontecem entre os dias 16 e 19 de fevereiro, a partir das 20h, também, no centro de convenções.

E as oito agremiações do Grupo Especial, defendem seus enredos e cores na última noite de festa, 18 de fevereiro. São elas: Vila da Barra, Primos da ilha, Andanças de Ciganos, Reino Unido da Liberdade, Mocidade Independente de Aparecida, A Grande Família, Unidos do Alvorada e Vitória Régia.

No dia 17, as escolas do Grupo de Acesso A: Mocidade Independente da Raiz, Império do Hawaí, Beija Flor do Norte, Acadêmicos da Cidade Alta, Sem Compromisso, Presidente Vargas, Dragões do Império, Tradição Leste e Mocidade Independente do Coroado.

Tags:Governo do AmazonasIpixunaManausmancheteparintinsSilves
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Amazonas

Ciama reforça apoio técnico aos municípios durante o Fórum Amazonas +Municípios

Por administrador
Amazonas

Na Aleam, FCecon apresenta números de atendimento dos 150 dias de funcionamento do Cepcolu

Por administrador
Amazonas

Fiscalização: Detran autua motociclista sem placa de identificação após tentativa de fuga

Por administrador
Amazonas

Sine Amazonas divulga 134 vagas de emprego para esta quinta-feira

Por administrador
Amazonas

Prevenção de IST: FVS-RCP promove testagens e ações educativas em Encontro Nacional de Estudantes Indígenas

Por administrador
Amazonas

Educa Nise chega à marca de 105 escolas alcançadas com palestras de conscientização sobre bullying e cyberbullying

Por administrador
Amazonas

Polícia Civil divulga imagem de criança de 11 anos que desapareceu no bairro Cidade de Deus

Por administrador
Amazonas

Exportação de peixes ornamentais depende de licenciamento ambiental, alerta Ipaam

Por administrador
Amazonas

Atleta revelada na Vila Olímpica se destaca no salto em altura e mira Seleção Brasileira

Por administrador
Amazonas

Jovino Santos Neto lança álbum inspirado na Amazônia com show no Teatro Amazonas

Por administrador
Amazonas

Fepiam participa de Encontro Nacional dos Estudantes Indígenas com foco em justiça climática e direitos humanos

Por administrador
Amazonas

Detran-AM certifica 47 instrutores de trânsito em Manaus

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?