Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Amazonas > Carnaval na Floresta: Saiba como se prevenir contra doenças durante as folias momescas
Amazonas

Carnaval na Floresta: Saiba como se prevenir contra doenças durante as folias momescas

15 de fevereiro de 2023
Compartilhar
6 Min Lidos
Compartilhar

FOTO: Girlene Medeiros/FVS-RCP, Divulgação/FVS-RCP e Arquivo/Secretaria de Cultura e economia CriativaO Carnaval PODE ser um momento de grande alegria e descontração, deixando boas lembranças para os participantes da folia. Blocos de rua, festas particulares ou mesmo desfiles de escolas de samba. As opções são muitas, mas quem for participar deve se manter vigilante em relação aos cuidados para manter a saúde em dia antes, durante e após a festividade.

Por Agência Amazonas

Principal alerta é para a atualização do esquema vacinal contra Covid-19

A nota técnica considera que o Amazonas se encontra em período sazonal para vírus respiratórios, incluindo o coronavírus (SARS-CoV-2), que transmite a Covid-19. “Alertamos para o folião ter o esquema vacinal contra a Covid-19 atualizado. A vacina segue sendo nossa principal ferramenta para frear os casos graves da Covid-19”, destaca a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.

Para fortalecer as recomendações, a Secretaria de Estado de saúde do Amazonas (SES-AM) e a Fundação de Vigilância em saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), que é vinculada à SES-AM, elaboraram uma Nota Técnica com as principais recomendações para curtir o Carnaval de 2023 de forma saudável e segura no estado.

Prevenção às IST’s

FOTOS: Girlene Medeiros/FVS-RCP, Divulgação/FVS-RCP e Arquivo/Secretaria de Cultura e economia CriativaNo Carnaval também é importante redobrar os cuidados na prevenção contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), o vírus HIV causador da Aids e as hepatites virais. A recomendação é, em relações sexuais, fazer uso de preservativos.

As demais recomendações incluem que não participem das festividades de Carnaval quem estiver com sintomas gripais, como tosse, coriza, febre, dor de garganta, diarreia, dor muscular ou dor de cabeça. A orientação é procurar uma unidade de saúde para atendimento e seguir recomendações médicas para tratamento e distanciamento social.

No caso de relação sexual desprotegida, é possível buscar Profilaxia Pós-Exposição (PEP), uma medida de prevenção de urgência para ser utilizada em situação de risco à infecção pelo HIV, ao vírus da Hepatite B e a outras IST’s, como, por exemplo, quando há relação sexual desprotegida (sem o uso de preservativo ou com seu rompimento).

O Programa Estadual de HIV/Aids e IST’s destaca, ainda, que há oferta da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), método de prevenção à infecção pelo HIV com a tomada diária de um comprimido, que permite ao organismo estar preparado para enfrentar um possível contato com o HIV, ou seja, a pessoa se prepara antes de ter uma relação sexual de risco de HIV.

Prevenção à saúde no Carnaval

Ao fim deste texto, estão disponíveis os endereços das unidades de saúde que ofertam PrEP, PEP, preservativos e testes para detecção de IST’s.

Mantenha o esquema vacinal contra Covid-19 atualizado;Indivíduos com sintomas gripais não devem participar da folia;Ao consumir bebidas alcoólicas, usar transporte público ou outros meios de transportes alternativos;Mantenha as mãos higienizadas;Não compartilhe objetos pessoais, como copos, talheres, garrafas ou objetos cortantes;Consuma alimentos e bebidas que estejam dentro do prazo de validade;Observe as condições de higiene dos locais de venda de alimentos;Adquira comidas, bebidas e qualquer outro tipo de alimentos apenas em comércios licenciados pela Vigilância Sanitária;Bebidas à base de frutas devem ser preparadas na hora do consumo;Use estratégias combinadas de prevenção às IST’s, como preservativos, além da PrEP e PEP.Unidades de saúde com oferta de PrEP

Confira as recomendações de prevenção à saúde no Carnaval:

Fundação de Medicina Tropical – Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), à Avenida Pedro Teixeira, 25, bairro Dom Pedro, zona oeste;clínica da família Franco de Sá, à Rua Virgílio Ferreira, bairro Alvorada, zona oeste;clínica da família Carmen Nicolau, à Rua Santa Tereza D’ávila, bairro Lago Azul, zona norte;clínica da família Desembargador Fábio do Couto Valle, bairro Jorge Teixeira III, zona leste;unidade básica de saúde (UBS) Dr. Luiz Montenegro, bairro Nossa Senhora das Graças, zona centro-sul.No interior do estado, a oferta da PrEP está disponível em Parintins e Tabatinga.

Em Manaus, as unidades de saúde referência para oferta de PrEP são:

Em Manaus, as unidades de saúde referência para oferta de PEP são:

Unidades de saúde com oferta de PEP

Em Manaus, a REDE estadual de saúde oferta os testes de diagnóstico das IST’s e distribuição de preservativos em:

Fundação de Medicina Tropical – Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), Avenida Pedro Teixeira, 25, bairro Dom Pedro, zona oeste;Serviço de Pronto-Atendimento (SPA) do Alvorada, à Rua Lóris Cordovil, bairro Alvorada, zona centro-oeste;Serviço de Pronto-Atendimento (SPA) Danilo Correia, Avenida Noel Nutels, bairro Cidade Nova, zona norte;Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) José Rodrigues, Avenida Camapuã, bairro Cidade Nova, zona norte.unidade de saúde com oferta de testes e preservativos

Policlínica Antônio Aleixo, bairro Colônia Antônio Aleixo, na zona leste;Fundação Hospitalar Alfredo da Matta (Fuham), bairro Cachoeirinha, zona sul;Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do Centro de Atenção à Melhor Idade (Caimi) Ada Viana, bairro Compensa, zona oeste;Fundação de Medicina Tropical – Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), zona centro-oeste.Na atenção básica, os testes são realizados nas Unidades Básicas de saúde (UBS) da capital e interior.

Tags:ManausmancheteparintinsTabatinga
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Amazonas

Surto de Oropouche na Amazônica Ocidental foi causado pelo inseto maruim

Por administrador
Amazonas

Afeam amplia investimento no agronegócio em 2025 com crescimento de 13% e supera 2024

Por administrador
Amazonas

Com a chuva, o cuidado aumenta: FVS-RCP orienta sobre vírus respiratórios e arboviroses

Por administrador
Amazonas

Operação Tamoiotatá 2025: Ipaam aplica R$ 144,7 milhões em multas por crimes ambientais no sul do Amazonas

Por administrador
Amazonas

Pelci se destaca como política pública pioneira no Brasil ao oferecer aulas gratuitas de kart para crianças e adolescentes

Por administrador
Amazonas

Estudo apoiado pelo Governo do Amazonas resgata história do ensino de música em Manaus

Por administrador
Amazonas

Afeam investe mais de R$ 185 milhões no comércio amazonense

Por administrador
Amazonas

Em Rio Preto da Eva, Governo do Amazonas destina 9 toneladas de alimentos e 100 kits bebê

Por administrador
Amazonas

Detran-AM entrega, pela primeira vez, 12 kits de segurança a motofretistas de Rio Preto da Eva

Por administrador
Amazonas

Governo do Amazonas formaliza intenção de cooperação para implantação do Pelci em Rio Preto da Eva

Por administrador
Amazonas

Em Rio Preto da Eva, governador Wilson Lima entrega cartões do Auxílio Estadual e novos equipamentos para o setor primário

Por administrador
Amazonas

Governo do Amazonas reforça saúde do Estado com investimentos em tecnologia e infraestrutura

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?