A subsecretária de Gestão da Saúde, em exercício, enfermeira Aldeniza Araújo, destaca a importância de manter a vacinação atualizada neste período carnavalesco, já que muitas pessoas ficam expostas ao vírus durante as festividades, e também por conta do aumento de síndromes gripais nesta época do ano, em decorrência das chuvas.A população manauara poderá aproveitar o Sábado de Carnaval, 18/2, para atualizar o esquema vacinal contra a Covid-19, em nove unidades de saúde da Prefeitura de Manaus, que funcionarão das 8h às 12h. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) ressalta que todos os públicos estão sendo atendidos pela rede, com vacinas disponíveis para bebês a partir de 6 meses de idade, crianças, adolescentes, adultos e idosos.
A subsecretária lembra que, na última quarta-feira, 15/2, a Semsa deu início à aplicação da vacina bivalente contra a Covid-19, desenvolvida para proteger os usuários contra a cepa original do vírus e contra as variantes ômicron. “Idosos de 60 anos ou mais, puérperas, grávidas e imunossuprimidos já podem receber essa vacina, desde que tenham completado quatro meses do recebimento da 2ª dose ou de alguma dose de reforço”, observa.
“As pessoas que estão com o cartão de vacina completo estão protegidas contra as formas graves da Covid-19, e poderão aproveitar esta época do ano com mais tranquilidade. Pedimos que a nossa população não deixe de tomar as doses de reforço, visto que elas são recomendadas para restabelecer os níveis de anticorpos contra o vírus, que diminuem com o passar do tempo”, diz.
“É importante reforçar que todas as vacinas contra a Covid-19 ofertadas, por meio do Programa Nacional de Imunizações, passaram por rigorosos estudos científicos, e têm sua eficácia e segurança comprovadas. Estamos com índices de internações e mortes por Covid muito baixos por conta da vacinação, e seguimos avançando para que nenhuma vida mais seja perdida para essa doença”, declara a subsecretária.
Aldeniza explica que outros grupos também estão sendo beneficiados com a Pfizer bivalente, da tampa de cor cinza, como indígenas aldeados e quilombolas, mas a imunização para esses públicos é levada em ações programadas. A população em geral, a partir de 6 meses de idade, continua recebendo a vacina monovalente, seja para 1ª, 2ª, 3ª, 4ª ou 5ª dose.
Veja os pontos de vacinação contra a Covid-19 no Sábado de Carnaval:
Ao buscar o ponto de vacinação, os usuários devem apresentar documento de identidade com foto ou certidão de nascimento (no caso de crianças), CPF ou Cartão Nacional de Saúde (CNS) e o cartão de vacina. Mais detalhes sobre a Campanha Municipal de Vacinação contra a Covid-19 podem ser obtidos no site da Semsa (semsa.manaus.am.gov.br) ou nas redes sociais da secretaria (@semsamanaus no Instagram e Semsa Manaus no Facebook).
– Clínica da família Carmen Nicolau – Rua Santa Tereza D’Ávila, s/nº, Lago Azul;
Zona Norte
– USF Major PM Sálvio Belota – Rua Samambaia, nº 786, Santa Etelvina;
– USF Áugias Gadelha – Rua 15, s/nº, Cidade Nova 1;
– USF Doutor José Rayol dos Santos – Avenida Constantino Nery, s/nº, Flores;
Zona Sul
– USF Alfredo Campos – Alameda Cosme Ferreira, s/nº, Zumbi;
Zona Leste
– USF Leonor Brilhante – Avenida Autaz Mirim, s/nº, Tancredo Neves;
– USF Amazonas Palhano – Rua Antônio Matias, s/nº, São José Operário;
– USF Deodato de Miranda Leão – Avenida Presidente Dutra, s/nº, Glória;
Zona Oeste
— — —
– USF Leonor de Freitas – Avenida Brasil, s/nº, Compensa 1.
Fotos – Divulgação / Semsa
Texto – Victor Cruz / Semsa