FOTOS: Divulgação/SES-AMO Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), instalou ambulatórios para prestar suporte à assistência em saúde durante os desfiles das escolas de samba de Manaus, nos dias 16, 17 e 18 de fevereiro, no Sambódromo. A estrutura conta com dois leitos e uma equipe multiprofissional de saúde, com médicos, enfermeiros e técnicos, para o atendimento aos foliões no local.
Por Agência Amazonas
A unidade temporária reforça os atendimentos em saúde para os foliões durante a festividade
“Como esses eventos costumam reunir um grande número de pessoas, é comum que ocorram situações de emergência, especialmente em decorrência do consumo excessivo de álcool. Portanto, a instalação do ambulatório durante os eventos de carnaval é uma medida muito importante para a assistência em saúde e segurança da população”, pontuou o secretário.
O secretário executivo de assistência da capital, Leandro Pimentel, explica que o espaço foi preparado para garantir a segurança e bem-estar dos foliões, para atender e prestar atendimento imediato a quem necessitar, evitando que situações de emergência se agravem.
O ambulatório tem capacidade para atender pessoas com traumas leves, como cortes e quedas, mal-estar, tontura, desidratação, vômitos e, também, aos que excedem no consumo do álcool e necessitam de atendimento médico.
A ação está sendo realizada em parceria com a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP/AM), a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa Manaus) e o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM).
Além dos desfiles das escolas de samba, a SES-AM prestará assistência a outros eventos carnavalescos, como o Concurso de Fantasia Adulto e Melhor Máscara, no domingo (19/02), no Centro Cultural Povos da Amazônia, e durante o Carnaboi, no sábado e domingo (25 e 26/02), no Sambódromo de Manaus.
Para eventos com maior gravidade, estarão de prontidão uma Ambulância de Suporte Básico (USB), e outra ambulância de Unidade de Suporte Avançado (USA), em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), com a finalidade de prestar socorro ao público, em casos de urgência e emergência. A unidade de retaguarda é o Serviço de Pronto Atendimento (SPA) Alvorada e, para casos mais graves, os hospitais e prontos-socorros da capital.