No local, a antiga ponte que dava acesso aos moradores, interligando o bairro Japiim ao Distrito Industrial, foi destruída com o transbordamento de parte do igarapé do 40, durante uma forte chuva, conforme o pedreiro Manoel Borges, 51 anos, morador há seis anos do local. Levar acessibilidade e qualidade de vida a quem vive na capital do Amazonas é prioridade da Prefeitura de Manaus. E, nesta sexta-feira, 3/3, a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), constrói uma ponte de madeira, com aproximadamente 50 metros de extensão, na avenida Manaus 2.000, bairro Japiim, zona Sul da cidade.
Um efetivo de 10 servidores atua na obra que devolve a trafegabilidade aos moradores. De acordo com o engenheiro Rômulo Guedes, os trabalhos são realizados de forma célere.
“Quando o igarapé transbordou durante um temporal, arrastou a ponte que tinha aqui. Essa ponte era o único acesso para a gente levar as crianças à escola, chegar às paradas de ônibus e ao comércio. Foi um susto grande quando a chuva levou a nossa ponte e, agora, a gente ganhou uma nova. Estou muito feliz”, disse Borges.
Todo o material utilizado atende às normas ambientais, respeitando as características naturais das edificações, para que haja maior durabilidade. A ponte na avenida Manaus Dois Mil, bairro Japiim, será entregue ainda nesta sexta-feira aos moradores.
“Quando a ponte dessa área do igarapé do 40 caiu, a prefeitura foi acionada pelos moradores e, imediatamente, o prefeito David Almeida e o secretário de Obras, Renato Junior, determinaram a entrada das equipes da Seminf para resolver o problema. A nova ponte é construída com material de qualidade, para garantir segurança e acessibilidade a essas famílias”, afirmou Guedes.
Texto – Mariana Rocha/Seminf
— — —
Fotos – Divulgação/Seminf