A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizou nesta terça-feira (07), Sessão Especial em homenagem ao Dia Mundial do Optometrista. A iniciativa foi proposta pelo deputado Sinésio Campos (PT). A Sessão Especial foi conduzida pelo deputado Abdala Fraxe (Avante).
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a optometria é a primeira barreira contra a cegueira evitável no mundo. Dados do IBGE mostram que 35 milhões de brasileiros declararam ter algum tipo de problema de visão, o que representa 19% da população do país.
O Optometrista é o profissional do cuidado com a visão, atua na correção e reabilitação do sistema visual e eliminação da cegueira evitável, melhorando a qualidade de vida das pessoas e reduzindo a desigualdade social. Esse profissional é responsável por identificar problemas no sentido da visão, como astigmatismo, miopia, hipermetropia, utilizando-se de métodos não invasivos, como testes de acuidade visual e refração, para que seja possível prescrever óculos correção de grau. Em resumo, a optometria é responsável pela atenção primária da saúde dos olhos.
A categoria foi representada na composição da mesa pela presidente da Associação de Ópticos e Optometristas do Amazonas, Ellen Burnett. Ela afirma que “100% da população em algum momento vai precisar de um atendimento visual. Em todo o mundo, porque a demanda é grande, esse atendimento primário é feito pelo optometrista. Então esse é o nosso direito, e aqui nós temos o reconhecimento do estado, mas agora nós estamos lutando pela regulamentação”. No Amazonas são aproximadamente 400 optometristas, número insuficiente para atender uma população de 4 milhões de habitantes.
Durante a sessão, os profissionais que se destacaram foram agraciados com certificados de honra ao mérito. Os homenageados são: Pamela Mota dos Santos, Leniuza Pontes de Paula, Sandra da Silva Moreira de Souza, Raimundo Jairo Lopes de Andrade, Glena Roberta Rocha Alves, Josué Moreira Vídeo Neto, Ana Paula da Costa Monteiro e Thiago Santos da Costa.