“São propostas como esta da culinária Indígena apresentada ao edital Manaus Faz Cultura, de sensibilização que atuam fortemente no fortalecimento de nossa memória ancestral”, disse Batista.
Durante a abertura da oficina de culinária Sateré-Mawé, o vice-presidente do Concultura, Neilo Batista, ressaltou a valorização das culturas dos povos originários na gestão do prefeito David Almeida, desde o início da sua administração, com a criação do Memorial Aldeia da Memória Indígena de Manaus, estruturado na Praça Dom Pedro II, no antigo cemitério indígena.
Ecojoias
O diretor de Cultura, Carlos Guedelha, lembrou da nova política cultural implantada na gestão atual voltada as áreas periféricas da capital e na força da cultura dos povos originários na capital. “Novos editais serão lançados em breve como o MFC 2023, e está em aberto, ainda, os Prêmios Literários Cidade de Manaus, como oportunidades que não podem ser perdidas”, alertou Guedelha.
Programa
A oficina de artesanato com materiais da floresta como fibra de tucum, juta e sementes, reuniu 12 mulheres indígenas da comunidade Mura que possui 30 famílias no bairro Parque das Laranjeiras. Os colares e pulseiras foram desenvolvidos pela experiente designer de moda Val França (Kokama) que repassa para as jovens e aprendizes iniciantes, noções de design que utiliza nas coleções que levam a sua marca.
O edital está inserido no Sistema de Gestão de Metas (SGM) da Prefeitura de Manaus, no item Programa de trabalho Incentivo à Cultura, atendendo aos compromissos de campanha do prefeito David Almeida, no Plano de Governo, nos itens 248 – Aproximar a arte e cultura dos bairros em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Bem como, nos compromissos registrados pelo Portal G1 (17): Criar o programa “Cultura Itinerante”. Entre as ações estão a realização de oficinas de arte nas comunidades e a busca de novos talentos.
O Manaus Faz Cultura realiza em todas as cinco zonas da cidade e comunidades ribeirinhas, 60 projetos artístico-culturais no valor de R$ 20 mil cada, onde artistas, professores e trabalhadores da cultura experientes, repassam seus conhecimentos para a comunidade onde estão inseridos.
— — —
Essas ações ajudam a fortalecer o processo cultural na cidade de Manaus, gerando oportunidades de renda e trabalho para os artistas, ao mesmo tempo em que contribui para formar novos talentos.
Foto – Fábio Simões / Concultura
Texto – Cristóvão Nonato / Concultura