Nesta segunda-feira (20), a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizou, por meio da escola do Legislativo Senador José Lindoso, a primeira eleição do Parlamento Jovem 2023. Participaram 61 alunos que cursam o segundo ano do ensino médio na escola Estadual Profª Ruth Prestes Gonçalves, localizada no bairro Cidade Nova, Zona Norte de Manaus, que elegeram os primeiros deputado e suplente de deputado de 2023.
Os estudantes assistiram a uma palestra sobre Cidadania e sistema político brasileiro com a gerente de educação Cidadão da escola do Legislativo, Cassandra Serejo. “Foi a primeira eleição deste ano. Vamos trabalhar para motivar esses alunos, que precisam se situar como sujeitos da própria história, mostrando os direitos e deveres de cada um, isso é promoção da educação Cidadã”, explicou.
A professora de história, Andressa Repolho de Carvalho, que acompanhou os alunos durante a visita ao Poder Legislativo, falou sobre a importância de atividades de educação Cidadã para os alunos do ensino médio. “É de extrema importância nossos alunos terem acesso a esse conteúdo. Até porque isso é uma outra parte da vida deles que vem a seguir, e eles precisam saber como funcionam os Poderes, principalmente a Assembleia Legislativa”, avaliou.
Foram eleitos o Jovem Deputado Gabriel Henrique Dias, o 1° suplente Marcelo Filho e a 2ª suplente Dayany Marialva. O recém-eleito jovem deputado pretende apresentar propostas sobre saneamento básico. “Quero defender e cobrar o acesso ao saneamento básico, que é uma questão também de saúde pública, principalmente a questão da REDE de esgoto da cidade de Manaus”, declarou o recém-eleito Jovem Deputado.
Prosseguindo com as eleições do Parlamento Jovem, na tarde desta terça-feira (21), a equipe de educação Cidadã da escola do Legislativo irá até a escola Estadual José Carlos Martins Mestrinho, em Itacoatiara (distante 176 km de Manaus em linha reta).
Assembleia Legislativa realiza a primeira eleição do Parlamento Jovem 2023
