“Esse trabalho é de extrema importância porque vai direcionar as ações e correções necessárias para a próxima temporada. Viemos de dois anos muito difíceis para o setor do turismo devido à pandemia de Covid-19. E, mais do que nunca, a escuta se faz necessária. Os cruzeiros trazem uma importante injeção econômica, mas também, definem o volume de visitantes no ano seguinte, porque é durante a estadia deles aqui, que a imagem da nossa cidade, da segurança, da qualidade na prestação de serviços é formada. E nada melhor que o marketing boca a boca para atrair novos turistas. Então, a satisfação deles é imprescindível”, destacou Oreni Braga.
A vice-presidente da Manauscult, Oreni Braga, explica que o objetivo do estudo de campo é captar e descrever fidedignamente as informações e observações passadas pelos turistas que visitam a capital, e que para isso a Diretoria de turismo dispõe de técnicos bilíngues com expertise na área para a realização da coleta de dados.
Preferências
Durante o processo de receptivo dos cruzeiros, além da tabulação dos dados, a Manauscult realiza a entrega de mapas com os principais pontos turísticos da cidade, disponibiliza atendimento bilíngue e um Centro de Atendimento ao Turista (CAT), no porto. A previsão para a temporada de cruzeiros 2023/2024 é de 34 navios.
Há quem prefira as belezas naturais da região, como o lago do Janauacá e o Encontro das Águas. Mas, atualmente, a maior curiosidade permeia em torno de experiências gastronômicas e culturais. Especialmente por aquelas que retratam nossa ancestralidade, costumes e tradições.
Grande parte dos turistas preferem excursão em ônibus para conhecer atrativos turísticos como o museu da Cidade de Manaus (Muma), Mercado Municipal Adolpho Lisboa, Teatro Amazonas, Palácio Rio Negro, museu da Amazônia (Musa), Centro de Instrução de Guerra na Selva, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), complexo turístico Ponta Negra e o Palácio Rio Negro.
3 de abril – Seven SEAS Navigator
Programação e listagem dos navios
15 de abril – Hanseatic Spirit
8 de abril – Seven SEAS Navigator
14 de maio – Silver Shadow
18 de abril – Seabourn Venture
Texto – Emanuelle Baires / Manauscult
— — —
Fotos – João Viana / Arquivo Semcom