A terceira edição da Super Tech Week (STW), realizada nos dias 3 a 5 de abril em Manaus, e nos dias 10 e 11 em Itacoatiara, promoveu palestras com profissionais e pesquisadores renomados, apresentações de trabalhos e workshops.
Essa foi a primeira edição realizada de forma presencial
O evento foi promovido pelo Projeto SUPER, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em parceria com a Samsung Eletrônica da Amazônia (SEDA). Durante as ações, foram apresentados os resultados do terceiro ano do projeto que oferece oportunidade de qualificação e aperfeiçoamento para 11 cursos da universidade.
Após três anos de pandemia, a terceira edição da STW foi a primeira realizada de forma presencial, e contou com mais de mil inscritos, foi uma oportunidade para reunir alunos, professores e pesquisadores da área, para discutir a respeito de temas relevantes dentro do mundo da ciência e tecnologia, expor trabalhos e compartilhar conhecimento e experiências.
Durante o evento, teve destaque as apresentações da Task Mulheres em Steam (que se refere as áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), cujo objetivo é promover a igualdade de gênero dentro da universidade, e discutir acerca das dificuldades que as mulheres da área de STEAM enfrentam, a fim de criar uma rede de apoio, e promover a permanência dessas mulheres no curso.
Nos cinco dias, foram mais de 100 apresentações de trabalhos desenvolvidos pelos alunos do SUPER. Divididos em Trilhas de Conhecimento, essas atividades são o resultado do terceiro ano do projeto. São soluções a problemas reais da indústria, da universidade e do dia a dia dos estudantes, além de pesquisas extremamente atuais nas áreas do projeto que são: Indústria 4.0, inteligência artificial, interface com o usuário, aprendizagem de máquina, Internet das coisas, informática na educação, design de objetos, desenvolvimento web, qualidade na indústria, entre outros.
Ao decorrer dos três dias de evento em Manaus, houve gravações de podcast ao vivo, para o Super Cast, o podcast do projeto Super, no estúdio montado no Centro de Convivência, foram entrevistados mais de 20 professores, para falar a respeito de suas trajetórias acadêmicas, e linhas de pesquisa.
Além, disso, foi possível conferir as ações da Task de inglês do projeto, que promove cursos, monitorias, e dicas para quem deseja aprimorar seu inglês e realizar entrevistas de emprego, visando a capacitação dos estudantes.
Além disso, a primeira edição presencial da Super Tech Week contou também com a visita de diversas escolas, os alunos puderam conhecer o campus da UFAM, os laboratórios construídos com apoio do projeto Super, além de prestigiar os trabalhos dos alunos.
Outro diferencial da STW foi a realização de palestras com profissionais de renome mostrando os investimentos em tecnologia na região, a importância da formação acadêmica para o mercado de trabalho. Os convidados foram: Professora Dr Tayana Conte, o Desenvolvedor Master no SiDi, Lucas Almeida da Silva, Coordenador do Time UX Design no Sidia, Alessandro Brito Dias, o professor do Instituto de Computação da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Prof. Dr. Jean Caminha e a Desenvolvedora de Software no Sidia, Evelym Vasconcelos.
Mais uma ação de destaque durante o evento, foi a competição de matemática, Rei e Rainha da Derivada, com a participação de dez estudantes, sendo uma mulher. Eles tiveram que resolver 11 questões de Derivada, no menor tempo possível. O vencedor, que garantiu o título de Rei da Integral, foi o estudante Pedro Lima, e a rainha foi a estudante Maria Luisa. Ambos ganharam premiações especiais pela participação na disputa.