O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) recebeu, na manhã desta terça-feira (09/05), cerca de 25 alunos dos cursos de Administração, Tecnologia e Psicologia, do Centro Universitário do Norte (Uninorte), em sua sede, localizada no bairro Parque Dez, na zona centro-sul de Manaus.
A visita faz parte da programação do Movimento Maio Amarelo, que tem promovido, por meio da instituição, várias ações ao longo deste mês, com o objetivo de conscientizar e alertar a população sobre os altos índices de acidentes de trânsito.
Os alunos puderam conhecer vários setores do Detran-AM, tais como a Assessoria Jurídica, Ouvidoria, Setor de Veículos, Setor de Habilitação, além do Núcleo de Atendimento às Vítimas de Acidente de Trânsito (Navat). Os gestores e coordenadores puderam explicar a função dos setores e tiraram dúvidas sobre alguns questionamentos dos participantes.
Após a visita aos departamentos, os universitários participaram, no auditório da sede, de uma palestra promovida pelas equipes de Educação e Fiscalização sobre a importância do movimento Maio Amarelo. Foi realizada, inclusive, uma simulação de teste de alcoolemia, com a finalidade de conscientizá-los para um trânsito mais seguro.
A coordenadora da equipe de Educação para o Trânsito do Detran-AM, Mitza Brasil, acompanhou de perto a visita e ressaltou a importância de ações desse tipo. “O objetivo é conscientizar os alunos para que eles sejam multiplicadores de informação nas áreas de suas formações”, disse.
Um dos alunos presentes, Henrique Abreu, 23, que cursa o 8º período em Sistema de Informação, aprovou a experiência. “Foi muito interessante ver como um órgão tão importante funciona internamente. Pude ver, por exemplo, no contexto da minha área de tecnologia, como um grande volume de dados é armazenado”, disse Henrique.
Maio Amarelo
O Movimento Maio Amarelo, que tem como principal objetivo alertar sobre o alto índice de acidentes de trânsito, está em sua décima edição e este ano tem como tema “No trânsito, escolha a vida”. O Detran-AM realizará várias ações ao longo deste mês, como palestras e ações educativas, na capital e interior do estado.
A abertura da programação do movimento foi realizada na última sexta-feira (05/05), no Palácio Rio Negro, localizado no centro de Manaus.