Com o tema “Assistentes Sociais de Luta! 82 anos de História!”, em alusão as mais de oito décadas desde a fundação da primeira Escola de Serviço Social do município de Manaus, o evento foi realizado no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed), no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul da cidade. Em celebração ao Dia do Assistente Social, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), realizou, nesta segunda-feira, 15/5, uma programação em homenagem aos profissionais da assistência social que atuam no órgão.
A homenagem contou com o pronunciamento de autoridades locais e estaduais da área da assistência social, um breve debate acerca do panorama atual e das lutas enfrentadas pelos assistentes sociais em nível nacional, apresentações musicais e entrega de certificados aos servidores homenageados.
“É uma justa e merecida homenagem aos valorosos e às valorosas profissionais que são os assistentes sociais. É por meio deles que nossa secretaria trabalha todos os dias no atendimento a pessoas que se encontram em estado de vulnerabilidade ou risco social e que tiveram ou têm seus direitos violados cotidianamente, então são profissionais importantíssimos na vida do povo manauara e que devem ser reconhecidos por isso”, afirmou o secretário Eduardo Lucas, titular da Semasc.
“É uma profissão muito maior e mais importante do que as pessoas imaginam, são profissionais que, assim como médicos, advogados ou engenheiros, são indispensáveis na vida moderna. Não há como fazer funcionar uma política de assistência social sem a presença do assistente social, por isso é necessário que se entenda a importância desses profissionais para o desenvolvimento social do município e que se entenda que precisam ser valorizados com um piso salarial que atenda as suas necessidades, por exemplo”, concluiu.
Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), o conselheiro Paulo Lamego pontuou a importância da atuação da figura do assistente social no cenário atual e a necessidade da classe de se lutar por melhores condições de trabalho no município, no estado e em todo o país.
“Fazemos a diferença dentro da nossa área de atuação e em conjunto com outros profissionais de outras políticas públicas, trabalhamos todos os dias para a garantia e a defesa dos direitos de milhares de famílias em situações de risco social, por isso um dia como este é tão importante. É um dia memorável, um dia de reflexão, sim, mas também um dia de celebração e alegria ao reconhecer o trabalho dos nossos servidores”, destacou Lorena.
De acordo com a diretora de Área de Gestão do Sistema Único de Assistência Social, Lorena Barreto, pelo fato de existirem inúmeros desafios ao atuar na assistência social manauara como um assistente social, um momento de celebração e reconhecimento acaba se tornando extremamente importante para que os servidores não se esqueçam da importância de sua luta diária pela garantia de direitos das populações em estado de vulnerabilidade social da cidade.
“Nós, enquanto profissionais, neste 15 de maio, devemos refletir profundamente em todos os desafios que enfrentamos no dia a dia, em todos os desafios que superamos nesse mesmo dia a dia e refletir, ao menos com um pouco de carinho, sobre os profissionais resilientes que todos aqui somos”, salientou.
Uma das servidoras homenageadas foi a assistente social e coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) São José IV Adriana Gomes, que, assim como as autoridades presentes, também propôs uma reflexão aos colegas assistentes sociais.
Texto – Guilherme Araújo Pacheco / Semasc
— — —
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjADS9M
Fotos – Marcely Gomes / Semasc