Ambas as defesas de doutorado ocorrerão na sala virtual do Google Meet, nos horários de Manaus. Acesse os links das defesas: meet.google.com/pke-fvwy-jxs e meet.google.com/sgr-ackb-ndu, respectivamente.
A primeira tese será defendida no dia 13 de julho de 2023, às 12h30, do aluno Deivison Carvalho Molinari, que recebeu orientação do professor Antônio Fabio Sabbá Guimarães Vieira, o qual apresenta o título “Vulnerabilidade Ambiental em áreas de riscos à voçorocamentos – Manaus (AM)”. Já a segunda será defendida no dia 14 de julho, às 14h, do aluno Ercivan Gomes de Oliveira, sob orientação da professora Adorea Rebello da Cunha Albuquerque, cujo título é “Análise dos impactos socioambientais nas bacias hidrográficas urbanas das cidades de Tabatinga e Letícia na Amazônia”.
O curso de Mestrado em Geografia foi criado em 2007, com o ingresso da primeira turma em 2008, havendo mais de 130 defesas e uma diversidade de livros, artigos, capítulos de livros e de trabalhos em anais de eventos publicados. Com a consolidação do curso de Mestrado, aumentou o conceito Capes, passando de 3 para 4, o que possibilitou a criação do curso de Doutorado, aprovado pela Capes, em 5 de outubro de 2018, com ingresso da primeira turma no segundo semestre de 2019, e após 4 anos, apresenta-se as primeiras defesas de tese.
Nesse sentido, a coordenação do curso de Pós-graduação em Geografia (Mestrado e Doutorado) convida a comunidade acadêmica a prestigiar as primeiras defesas de doutorado em Geografia. As duas primeiras defesas, de acordo com a coordenadora do Programa, professora Mircia Ribeiro Fortes, simbolizam um marco na produção do conhecimento por parte da ciência geográfica e no esforço coletivo que os colegas professores e estudantes realizaram nesses anos para consolidar o PPGEOG.
O curso de Geografia, no âmbito da graduação, foi instalado na década de 1980, formando os primeiros professores, e somente em 1994, que o egresso e então professor Jose Aldemir de Oliveira, do Departamento de Geografia, obteve o título de Doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo. Passados vários anos, hoje, é possível ter uma formação completa com graduação, mestrado e doutorado em Geografia pela UFAM.