A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) realizou, hoje (26/07), a segunda reunião do Núcleo Estadual de Arranjos Produtivos Locais. O encontro teve como objetivo principal estabelecer estratégias para impulsionar o desenvolvimento sustentável do interior do Amazonas.
Durante a reunião, foi acordado que será aplicado um questionário para a criação de um banco de dados do observatório dos Arranjos Produtivos Locais (APLs) do Estado. As informações coletadas serão posteriormente compartilhadas com o observatório nacional, possibilitando uma avaliação do desempenho das iniciativas locais.
“Nossa ideia é alinhar todos os envolvidos, pois dependemos uns dos outros, somos coordenadores institucionais do setor primário, turismo, meio ambiente, artesanato, infraestrutura e polo naval, desejamos nivelar nossas ações com eles para criar um plano abrangente dos principais arranjos do Estado, para alavancar a renda no interior e gerar mais empregos”, ressaltou o chefe do Departamento de Diversificação Econômica (DDE), Sandro Amazonas.
De acordo com Sandro, com essa iniciativa colaborativa entre os diferentes setores, a expectativa é que o Estado do Amazonas possa impulsionar seu desenvolvimento econômico. “Tudo isso promoverá um crescimento sustentável e benéfico para toda a região”.
Estiveram presentes na reunião, representantes de diversos setores que são integrantes do núcleo, como o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), a Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror), a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), a Secretaria Executiva de Trabalho e Empreendedorismo (Setemp), a Secretaria Executiva de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e a Secretaria Executiva de Mineração, Energia, Petróleo e Gás (Semep).
FOTOS: Victória Lima/ Sedecti
TEXTO: Calebe Nascimento / Sedecti