Durante as duas ações, participaram agentes da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), Polícia Militar (PMAM), Corpo de Bombeiros (CBMAM), Juizado da Infância e Juventude Infracional (Juji), Guarda Civil Municipal, Secretarias de Estado de Assistência Social (Seas), de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Fundação de Vigilância em Saúde e Amazonas Energia.
A ação ocorreu entre a noite de sexta-feira (04/08) e madrugada deste domingo (06/08).(Fotos: Carlos Soares/SSP-AM)Entre a noite de sexta-feira (04/08) e a madrugada deste domingo (06/08), a Central Integrada de Fiscalização (CIF) visitou 21 estabelecimentos comerciais, entre bares, casas de show e restaurantes, nas zonas norte, sul, centro-sul, oeste e área Central de Manaus. Ao todo, foram aplicadas 11 autuações/notificações e 26 condutores de veículos foram autuados por infrações de trânsito. Um dos alvos, no Centro, teve a cozinha interditada por agentes da Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosimary Costa Pinto (FVS-RCP), por manuseio e conservação de produtos vencidos impróprios para o consumo humano.
A maioria das autuações foi aplicada por agentes da Semmas, Implurb, e CBMAM, Jiji e Amazonas Energia, que encontraram os locais sem documentação exigida pelos órgãos para o funcionamento e obstrução do espaço público, desvio de energia elétrica e pela venda de bebida alcoólica para menor de idade. Além disso, durante as fiscalizações, fiscais sanitários da FVS identificaram nesses estabelecimentos a condição dos alimentos vendidos aos clientes. E um deles, no Centro de Manaus, foram encontrados alimentos acondicionados de forma incorreta e alimentos vencidos guardados junto com outros alimentos dentro do prazo de validade.
Ainda na noite de sexta-feira, 11 locais foram fiscalizados, dos quais sete foram notificados ou autuados e outro foi interditado. Já no sábado e madrugada de domingo, outros 10 estabelecimentos foram inspecionados pelos órgãos fiscalizadores, e quatro foram autuados.
Infrações de trânsito
A fiscal sanitária da FVS, Saulyane Nascimento, informou que o órgão sempre tem participado das fiscalizações, onde desempenham ações educativas e também repressivas. O objetivo, conforme explicou, é acompanhar a qualidade dos alimentos que são fornecidos nesses bares, restaurantes e casas de shows. “A gente passa orientação, autua como fiscalização e descartamos esses alimentos para que não sejam utilizados novamente e orientamos para que não voltem a reincidir”, destacou a fiscal.
Durante as fiscalizações, os agentes do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) autuaram ou notificaram 26 condutores de veículos. Dentre as infrações foram identificados motoristas estacionados em lugares proibidos e o por condução após ingestão de bebidas alcoólicas.