Prefeitura de Manaus realizou blitz ‘Manaus Sem Fumaça’ 2023 para combater queimadas urbanas
A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), realizou mais uma ação da campanha de sensibilização e combate às queimadas urbanas. A 3ª blitz “Manaus Sem Fumaça” 2023 foi realizada na manhã deste sábado, 16/9, na Barreira Estadual de Fiscalização AM-010, zona Norte da capital. A ação contou com o apoio do Batalhão Ambiental e da Polícia Militar do Amazonas.
A terceira ação – dessa fase da campanha de combate às queimadas urbanas – envolveu orientações à população sobre as queimadas urbanas que são crimes ambientais e causam diversos danos à saúde humana e ao meio ambiente. A Semmas também realizou a distribuição gratuita de mil mudas de plantas medicinais, frutíferas arbóreas e ornamentais, para que a população plante em seus quintais e na frente das casas.
O secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antonio Stroski, coordenou a ação junto aos servidores da Semmas. Para ele, é essencial o combate à presença de fumaça proveniente de queimadas na cidade de Manaus. “Um dos grandes desafios a todos nós são as mudanças climáticas. Precisamos de uma reflexão da população para que as velhas práticas, como a queima de resíduos, sejam abandonadas”.
A Semmas realiza ações semanais de orientações sobre as queimadas urbanas e também a distribuição itinerante de mudas, em um bairro e zonas distintas da cidade.
Uma das pessoas que recebeu as orientações dos técnicos da Semmas sobre as queimadas urbanas foi a dona de casa Leidiane Veiga. Ela e sua filha, moradoras do bairro Alvorada, estavam a caminho do sítio da família e aproveitaram para pegar duas mudas de terramicina. Leidiane afirmou que seu esposo adora fazer o plantio de mudas e que eles possuem muitas espécies no sítio. “Ele faz a muda lá em casa, aí quando está num tamanho bom ele planta no nosso sítio. Já temos muitas árvores lá”, afirmou.
As blitze “Manaus Sem Fumaça” 2023 ocorrem em pontos estratégicos da cidade e nas zonas de onde a Semmas recebe mais denúncias por conta de queimadas. Para o mês de setembro, estão programadas mais 2 blitze. O calendário para outubro será divulgado na última ação do mês de setembro.
— — —
Texto – Taianna Castro / Semmas
Fotos – Cris Vidal, Taiana Castro e Vanessa Parintins / Semmas
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjAUV5s