Começou na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), nesta quarta-feira (4) e segue no hall até a quinta-feira (5), a Feirinha Sustentável, evento que faz parte das atividades da Virada Animal 2023, promovida pela Comissão de Proteção dos Animais da Aleam.
A Feirinha conta com produtos pet sustentáveis, comidas veganas e venda de produtos de Organizações Não Governamentais (ONGs). Participam da Feirinha na Aleam: a Associação Sem Raça Definida; ONG PATA; Grupo Guardiões dos Animais; Mimos Stores Papelaria; Mondive Biocosméticos e a Tucumã da Terra produtos regionais.
A Lei nº 4.878/2019 da deputada Joana Darc (UB), presidente da Comissão de Proteção dos Animais, instituiu a primeira semana do mês de outubro como a Semana da Virada Animal, com objetivo de estimular a adoção e a guarda responsável de animais doméstico, propiciar espaços para disseminação de informação em favor dos animais, valorizar e incentivar manifestações educativas ambientais. O tema deste ano de 2023 é “A Defesa dos Sencientes” (aqueles que sentem pelos sentidos).
A expositora Vanessa Menezes, da Mimos Stores falou sobre como a Feirinha ajuda na visibilidade da causa animal. De acordo com ela, seguindo a tendência sustentável a loja não utiliza embalagens plásticas, mas de papel. Ressaltou ainda que eventos como este possibilitam a venda das lojinhas, que revertem parte das vendas para ONGs e abrigos ou até mesmo ajuda abrigos que vendem produtos para ajudar na manutenção de animais resgatados.
“É importante aumentar a conscientização da população do quanto é possível ajudar com o pouco. Estamos em parceria com a ONG PATA, este mês, e parte das vendas será revertida à compra de ração para alimentar os animais resgatados”, explicou.
Mariana Travessa do Grupo Guardiões dos Animais destacou sobre como os produtos ajudam a manter os animais resgatados. “Temos uma protetora que faz artigos de decoração e vestuário em crochê para pets. A venda ajuda na manutenção de 80 animais, entre cães e gatos. Encontramos na Feirinha oportunidade de divulgar o nosso trabalho de resgate de animais abandonados e a Virada Animal traz essa visão da importância da castração, do resgate em si e da manutenção do animal (alimentação, vacinas, medicamentos) em si até a adoção responsável, que é o nosso maior objetivo”, afirmou.
Adepta do uso de cosméticos naturais, orgânicos e veganos a servidora Mariana Braga aprovou o evento. Ela parabenizou a ideia da Comissão, sendo conveniente para pessoas que preferem produtos naturais, livre de substâncias químicas, livre de disruptores endócrinos.
“Geralmente compro pela internet. A Feirinha oportuniza para quem compra, que possa adquirir estes produtos dos empreendedores individuais que trabalham neste segmento, ao mesmo tempo em que ajuda na divulgação do trabalho do empreendedor local e propaga a ideia de um estilo de vida mais natural e saudável, limpo de cosmetologia, sem sacrifício animal com artigos de higiene e bem estar naturais”, afirmou.