Deflagrada na última terça-feira (03/10), a operação contou com a atuação da Central Integrada de Fiscalização (CIF), que vistoriou hotéis, motéis, pousadas e prédios abandonados naquela região.
Foram quatro dias de fiscalizações integradas no Centro de Manaus. Foto: Carlos Soares/SSP-AMA Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) apresentou, nesta sexta-feira (06/10), o balanço da Operação Centro Seguro e Revitalização, realizada no Centro de Manaus. Segundo o comandante do Batalhão Sul da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), Tenente-Coronel Mesquita Feitosa, a operação teve um excelente resultado, afirmando que as ações continuarão intensificadas para a manutenção da sensação de segurança da população que reside e frequenta a localidade.
Participaram do encontro representantes da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), Polícia Civil (PC-AM), do Corpo de Bombeiro Militar (CBMAM), da Secretaria Executiva Adjunta de Planejamento e Gestão Integrada de Segurança (SEAGI), Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (SEAI), do Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC), Departamento de Prevenção à Violência da SSP-AM, da Fundação de Vigilância em Saúde – Dra. Rosimary Costa Pinto (FVS-RCP), Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (SEJUSC), Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (SEMASC), Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (SEMULSP), Associação Comercial do Amazonas (ACA), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Manaus) e Amazonas Energia.
Ao término das ações, foi apresentado na sede do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), sito à Avenida André Araújo, nº 1422, bairro Petrópolis, zona sul da capital, o balanço da Operação Centro Seguro e Revitalização.
Ainda conforme o relatório do CIOPS, participaram das CIFs um total de 270 servidores públicos do Governo do Amazonas e da Prefeitura de Manaus, 74 viaturas quatro rodas e 09 viaturas duas rodas.
Números
Conforme dados do Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS), a Operação Centro Seguro e Revitalização resultou em 41 locais visitados, 02 locais encerrados (quando as atividades encerram após a chegada da CIF), 07 locais interditados, 23 locais autuados/notificados, 19 locais orientados, 08 locais lacrados, 10 locais desocupados, e 18 locais com o fornecimento de energia interrompido.
Reconhecimento
Para o vice-presidente da Associação Comercial do Amazonas (ACA), Bruno Pinheiro, as ações da Operação Centro Seguro e Revitalização refletiram positivamente no comércio da região. “Tanto o comércio, quanto os lojistas, além dos moradores e pessoas que convivem na região, só tem a comemorar, tendo em vista a grandiosidade da operação, implementada com auxílio dos governos estadual e municipal, e a organização civil. (…) A gente acompanhou lojistas e moradores passando mensagens, fazendo filmagens, mostrando seu rosto e agradecendo a todo esforço que está acontecendo. Então a operação foi um sucesso, não tem como a gente negar, e eu espero que ela dê continuidade”, comentou.
No período de 03 a 06/10 a Operação Centro Seguro e Revitalização contou também com ações de policiamento ostensivo, abordagem social e palestras.
De acordo com o comandante do Comando do Batalhão Sul, Tenente-Coronel Mesquita Feitoza, novas ações da Polícia Militar, no Centro de Manaus, devem ocorrer em breve.
Vice-presidente da Associação Comercial do Amazonas (ACA), Bruno Pinheiro. Foto: Carlos Soares/SSP-AMMais ações
Comandante do Comando do Batalhão Sul, tenente-coronel Mesquita Feitoza. Foto: Carlos Soares/SSP-AM
“Estamos desenvolvendo algumas estratégias de ocupação de alguns pontos cruciais na região central, a fim de levar maior segurança à população que mora, transita ou trabalha na região. Para além da região, nós também estamos intensificando a questão em toda a zona sul, mediante emprego de policiamento de Serviço Extra Gratificado e outras operações da Polícia Militar”, disse o comandante.