Os eventos promovidos de quinta a domingo são feitos praticamente ao ar livre, já que a estrutura da casa é uma área aberta, sem isolamento acústico. Segundo o vereador, os moradores da área já não aguentam mais o barulho gerado pela música alta. De acordo com relatos, o barulho atrapalha a noite de sono das famílias que residem nas redondezas.Durante o expediente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), desta terça-feira (10/10), o vereador Peixoto (Agir) levou à tribuna a denúncia de moradores do conjunto Parque das Laranjeiras, em Flores, na zona Centro-Sul da capital, que reclamam da casa de show K4 Louge, localizada no mesmo bairro. As principais reclamações são a poluição sonora e o desrespeito por parte de frequentadores e flanelinhas que ocupam as ruas adjacentes à casa noturna.
Além da poluição sonora, outra queixa dos moradores é o desrespeito com o qual são tratados pelos frequentadores da casa noturna, como pelas pessoas que trabalham nos arredores, como vendedores ambulantes e flanelinhas. Em alguns casos, os residentes da região não conseguem estacionar em suas garagens por estar bloqueado com outros veículos.
“A denúncia é que de quinta a domingo a vizinhança tem que conviver com o barulho e com o desrespeito. Eu trago aqui um vídeo, que chegou ao meu whatsapp, de uma moradora que é vizinha a casa de show. No vídeo é possível perceber que a casa está fechada, que é de madrugada e que o som é muito alto. Esta denunciante é uma senhora que está grávida e de quinta a domingo, dias que essa casa funciona, ela precisa conviver com o barulho”, disse o parlamentar.
O parlamentar também fez questão de reforçar que este posicionamento nada tem contra os empresários de entretenimento da cidade de Manaus. “Não sou contra a nenhuma casa de show, que fique bem claro! Sou a favor da livre iniciativa, sou a favor de que tenham opções de entretenimento, aqui na nossa cidade”, destacou.
A quantidade de lixo deixado nas ruas, a insegurança e a realização de rachas entre carros e motos são outras reclamações registradas. Em seu pronunciamento, Peixoto fez questão de ler relatos de moradores que confirmam a insatisfação que toma conta da vizinhança.
Outras Infrações – O K4 Lounge é marcado por várias infrações e já foi fechado por conta da aglomeração de pessoas pela Central Integrada de Fiscalização (CIF), em janeiro de 2022.
“Aqui na nossa cidade e no Brasil, a gente vê, todos os dias, um desrespeito ao regramento urbano. Temos um plano diretor, temos áreas residências onde deve ser áreas residenciais. Da noite pro dia, alguém resolve abrir uma casa de show no meio de uma área residencial e aí fica causando esses transtornos para a vizinhança, desrespeitando, entre outras coisas, as leis do silêncio, desrespeitando a lei da poluição sonora”, enfatizou o vereador.
O parlamentar alerta para a importância de novas fiscalizações ao local. “As pessoas estão pedindo socorro para que realmente haja uma fiscalização por conta da Prefeitura. Tem que verificar junto ao Implurb, junto à Semmas, junto a Vigilância Sanitária, se esta casa ela possui todas as licenças ambientais, se possui o alvará de funcionamento e se ela foi autuada, porque que voltou a funcionar?”, disse Peixoto.
O local também já foi autuado pelo uso irregular de equipamento de som, por falta de alvará de funcionamento e pela grande quantidade de menores de idade ingerindo bebidas alcoólicas e em estado de embriaguez.
Texto e Foto: Assessoria de comunicação do vereador
O assunto reverberou entre os parlamentares da Câmara que se posicionaram como Peixoto e cobraram por ações que venham auxiliar os moradores vizinhos ao bar.
The post Peixoto leva denúncia de poluição sonora a tribuna da Câmara Municipal appeared first on Câmara Municipal de Manaus.