O secretário da SSP-AM, coronel Vinícius Almeida destacou que as apreensões são resultados do empenho das Forças de Segurança e reforçou que cada arma retirada das mãos de criminosos representa o cometimento de um crime a menos no Estado.
Além de armas, foram retiradas das mãos dos criminosos 14,4 mil munições. Foto: Carlos Soares/SSP-AMAs forças de Segurança do Amazonas retiraram das mãos dos criminosos, entre os meses de janeiro e setembro deste ano, uma média de 101 armas de fogo, por mês. Dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) indicam que durante este período foram apreendidas pelas polícias Civil do Amazonas (PC-AM) e Militar (PMAM), 913 armas de fogo e outras 112 de fabricação caseira em todo o Estado.
Foto: Carlos Soares/SSP-AMConforme o monitoramento realizado pelo Centro Integrado de Estatística de Segurança Pública do Amazonas (Ciesp), somente em Manaus foram apreendidas, durante esse período, 552 armas de fogo e outras 54 de fabricação artesanal, totalizando 606.
“Temos policiais civis e militares empenhados em combater o crime organizado em nosso Estado. Profissionais que arriscam a própria vida todos os dias e fazem a diferença dentro do sistema de segurança”, reforçou o secretário.
Munições
Além da apreensão dos armamentos, as Forças de Segurança apreenderam, ainda, durante este mesmo período, 14.417 munições. Deste total, 7.861 foram apreendidos durante ações realizadas no interior do Amazonas e outras 6.556, na capital.
Nas cidades do interior do Estado, o montante de armas de fogo apreendido chegou a 361, além de 58 de cunho artesanal, o que totaliza 419 armamentos. O levantamento aponta a apreensão de armas de diversos calibres, que vão de revólveres a fuzis israelenses.
Foto: Carlos Soares/PMAM