O ministro do MJSP, Flávio Dino, abriu o encontro, que contou com a presença de secretários de segurança, comandantes-gerais das Polícias Militares e do Corpo de Bombeiros da região amazônica, além de representantes das Polícias Federal (PF) e Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Reunião aconteceu no Ministério da Justiça e Segurança Pública, em Brasília. (Fotos: Divulgação/SSP-AM)Representantes das Forças de Segurança e Salvamento do Amazonas participaram, nesta terça-feira (17/10), do 1º Encontro de Alinhamento Operacional e Administrativo do Plano Amazônia: Segurança e Soberania (AMAS). O evento, realizado no Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), em Brasília (DF), discutiu os objetivos, estrutura e esferas de governança para o fortalecimento das ações de combate a crimes ambientais e de narcotráfico na região.
O titular da SSP-AM, coronel Vinícius Almeida, destacou a importância da implantação do Plano AMAS, principalmente para o interior do estado. “O Amazonas será contemplado com duas bases flutuantes, além de bases terrestres que atingirão o sul do Amazonas”, afirmou ele.
Pelo Amazonas, estiveram presentes o secretário de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), coronel Vinícius Almeida; o comandante-geral da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), coronel Klinger Paiva; e o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Orleilso Muniz.
Investimentos
O Plano AMAS receberá R$ 2 bilhões em recursos do Ministério da Justiça e Segurança Pública e do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Durante o encontro, foram debatidos o plano tático integrado de segurança pública da Amazônia e a atuação da Força Nacional e da PRF.
O Plano AMAS contemplará ações em nove estados da Amazônia Legal (Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Roraima, Rondônia e Tocantins).
Entre as medidas anunciadas pelo Governo Federal, está a implementação de 28 bases de segurança terrestre e seis fluviais na região, envolvendo ações integradas da PF, PRF e forças estaduais.