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Portal Amazonas Virtual > Blog > Amazonas > Tráfego de caminhões do PIM fica mais seguro com 1º trecho do Rapidão Rodoanel Metropolitano
Amazonas

Tráfego de caminhões do PIM fica mais seguro com 1º trecho do Rapidão Rodoanel Metropolitano

30 de outubro de 2023
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4 Min Lidos
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A primeira etapa da obra foi entregue pelo governador Wilson Lima no dia 23 de outubro

A fluidez e segurança do tráfego de caminhões e demais veículos de cargas oriundos do Polo Industrial de Manaus (PIM) para o Aeroporto Internacional Eduardo Gomes e às rodovias AM-010 e BR-174 estão entre os principais benefícios do primeiro trecho da construção do Rapidão Rodoanel Metropolitano de Manaus.

A primeira etapa do Rapidão foi entregue pelo governador Wilson Lima, na segunda-feira (23/10). Dividido em três etapas, o projeto totaliza 37,8 quilômetros de vias rápidas e modernas, que vão interligar as zonas, leste, norte e oeste da cidade.
O secretário de estado de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia, Serafim Corrêa, enfatizou a importância da obra para a fluidez do trânsito no transporte de cargas que vêm do Distrito Industrial.

“Teremos uma via expressa do Distrito Industrial I para o aeroporto e vice-versa. Isso é muito bom porque alivia o trânsito pelo centro da cidade, as carretas não irão mais trafegar pelas ruas do centro. É claro que isso ficará completo quando os demais trechos estiverem prontos, e que já estão em andamento, mas essa primeira etapa já é um grande avanço”, destacou o secretário.

Essa primeira etapa da obra tem quase nove quilômetros entre o viaduto Lydia Corrêa e o encontro das avenidas do turismo e Santos Dumont. “O Rodoanel colabora para a economia do estado. Essa região do Tarumã está se expandindo em habitação e negócios, assim como em empreendimentos. E essa iniciativa governamental trouxe melhorias para as pessoas e empresas”, completou o secretário Serafim Corrêa.

No Polo Industrial de Manaus, o NOVO complexo viário vai permitir uma agilidade maior na entrega dos produtos e, consequentemente, aumento na produtividade. Na zona sul da capital, o gerente de uma fábrica de trigo que produz cerca de 7 toneladas do alimento por mês, já prevê os benefícios no escoamento da produção.

“Dentre esses benefícios, o destaque é o encurtamento de distância entre as zonas da cidade, a fluidez dos veículos e a redução do consumo de combustível”, destacou o gerente geral do Grupo Ocrim, detentor da marca Trigolar, José Cunha.

Etapas em andamento do Rapidão

A segunda etapa inicia na avenida Oitis, no Distrito Industrial II, e vai até à avenida Margarita (onde fica o museu da Amazônia, Musa). Com 46% de avanço, o corredor viário terá extensão total de 18,3 quilômetros, contemplando duas pistas com três faixas de 3,60 metros cada e passeios laterais.

Ao longo do trecho também estão sendo implantadas 12 baias para paradas de ônibus; dez galerias subterrâneas e três passagens de fauna aéreas; quatro pontes; e uma ciclovia com 5,6 quilômetros de extensão com fluxo em mão dupla, margeando a Reserva Florestal Adolpho Ducke.

Já a terceira etapa, com 10,8 quilômetros de extensão, contemplará a modernização das avenidas José Henriques e Margarita e a interligação das etapas um e dois.

FOTOS: Arthur Castro e Mauro Neto.


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