O inverno amazônico, como é chamado popularmente o período que vai de novembro a maio, é caracterizado pela intensificação das chuvas, o que já vem ocorrendo em nossa cidade. Devido às fortes chuvas que devem ficar cada vez mais frequentes, o parlamentar alertou as autoridades competentes para que medidas já comecem a ser estudadas para que se evite alagações, deslizamentos de terras e quaisquer outros sinistros que possam ser causados pelas chuvas.O vereador Everton Assis (União Brasil), 2º vice-presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), na Sessão Plenária desta quarta-feira (08/11) alertou para a chegada do período chuvoso que se aproxima e cobrou que medidas comecem a ser adotadas para prevenir contra alagamentos.
“Sabemos o quanto algumas localidades sofrem quando chega o período das fortes chuvas, por isso desde já venho alertando para que as autoridades competentes comecem a estudar medidas a fim de prevenir os sinistros que podem ser causados pelas chuvas. Devemos nos antecipar para evitar o caos, prejuízos, sobretudo, para aqueles moradores que vivem às margens de igarapés, rip-rap, entre outros.”, alertou o vereador.
Ademais, segundo o Informativo Meteorológico N°44/2023 do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) concluiu, que a previsão do tempo para a primeira quinzena de novembro é de pancadas de chuva, com volumes maiores que 50 milímetros (mm) para o estado do Amazonas.
Segundo a meteorologista Estael Sias, sócia da empresa MetSul, que monitora diariamente o clima em todo o país afirma que “nos próximos dez dias, espera-se aumento da chuva na região amazônica, uma vez que o chamado inverno amazônico está cada vez mais perto”. Ainda de acordo com a meteorologista, os estados do Amazonas e o Acre é onde haverá maior quantidade de chuva.
Texto e Foto: Ricardo Duarte – Assessoria de Comunicação do vereador
The post Everton Assis chama atenção para áreas passíveis de alagações durante período de chuvas appeared first on Câmara Municipal de Manaus.