É com pesar que a administração superior da Universidade Federal do Amazonas comunica o falecimento do presidente honorário da Soka Gakkai Internacional (SGI), Daisaku Ikeda, ocorrido na semana passada, dia 15 de novembro, na cidade de Tóquio, Japão, de morte natural, aos 95 anos.
Nascido em 1928, ele atravessou os horrores da Segunda Grande Guerra ainda na juventude, quando seus irmãos foram recrutados. Recebeu mais de 380 títulos Honoris Causa, acumulou sabedoria e confiança na educação e na juventude. Sua incansável luta em favor do meio ambiente e da paz ecoou pelo mundo, por meio de sua atuação como presidente da Soka Gakkai Internacional (SGI). Fundou instituições de ensino, desde a pré-escola à universidade, não só no Japão, mas em outros países do mundo.
A Ufam concedeu a outorga do título de doutor Honoris Causa ao educador, filósofo, escritor e pacifista Daisaku Ikeda, em agosto de 2019 em solenidade ocorrida no auditório Rio Amazonas, na Faculdade de Estudos Sociais. Com mais de 90 anos na época, o senhor Ikeda não pôde estar presente na cerimônia, razão por que o reitor da Soka Universidade recebeu em nome dele o diploma e uma recordação que simbolizava a cultura local (uma peça de tapeçaria trançada por indígenas da região).
A administração superior se solidariza aos familiares, amigos e à comunidade japonesa no Amazonas, neste momento de dor e consternação.