Por Márcia Grana
Durante seu pronunciamento, o reitor da Ufam destacou que os recém-formados não devem temer os desafios, pois foram muito bem preparados pelos professores do Instituto de Computação e comentou o discurso proferido pela oradora das turmas. “Tem uma frase que a oradora falou, quando citou o discurso da Taylor Swift, que afirma que, a partir de agora, vocês estão sós. Permitam-me discordar. Vocês tiveram, em toda a trajetória aqui na Universidade, esses gigantes que compõem esta mesa de honra. Os professores do Icomp ajudaram na formação de vocês. Eles cobraram vocês e hoje vocês estão aqui nesta formatura. Então, nunca se sintam sós, pois o conhecimento ficou, o ensinamento ficou, o exemplo ficou e isso vocês vão levar para a vida. Nos momentos mais desafiadores, vocês vão se lembrar dos professores de vocês e nunca parem de estudar, o Icomp tem mestrado, doutorado para quem deseja se aperfeiçoar”, discursou.
Em solenidade presidida pelo reitor da Universidade Federal do Amazonas, professor Sylvio Puga, foi realizada, na noite desta segunda-feira, 4, a solenidade de outorga de grau a 17 finalistas dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Software da Universidade Federal do Amazonas.
Humildade
Além do reitor e do diretor do Icomp, compuseram a mesa de honra da solenidade o coordenador do curso de Ciência da Computação, professor João Marcos Bastos Cavalcante; a paraninfa do curso de Ciência da Computação, professora Tayana Uchôa Conte; o coordenador e patrono do curso de Engenharia de Software, professor André Luiz da Costa Carvalho; o paraninfo do curso de Engenharia de Software, professor Eduardo Luzeiro Feitosa; o patrono do curso de Ciência da Computação e coordenador acadêmico do Icomp, professor Leandro Silva Galvãode Carvalho; a homenageada com o nome da turma de Ciência da Computação, professora Elaine Harada Teixeira e o homenageado com o nome da turma de Engenharia de Software, professor Moisés Gomes de Carvalho.
Realização
O diretor do Instituto de Computação da Universidade Federal do Amazonas, professor José Luiz de Souza Pio destacou a importância da humildade na vida e também aconselhou os novos profissionais da área a não temerem os desafios vindouros. “Não tenham medo em suas odisseias, enfrentem suas quimeras, pois vocês já são vencedores. Desejo que, mais do que profissionais de sucesso, vocês sejam pessoas de valor, cidadãos conscientes, competentes, compassivos e comprometidos com a ética e com a dignidade da vida, que contribuam para o engrandecimento do nosso Brasil e com a sustentabilidade do nosso planeta, sejam orgulho para seus familiares e amigos, afinal, como disse o salmista Davi, todos que saem andando e chorando enquanto semeiam, voltam com júbilo trazendo seus peixes. Tenham sempre a consciência de que nada nessa vida é conquistado sozinho, mas, sim, com esforço conjunto de várias pessoas. Não por acaso seus pais, seus irmãos, seus primos e familiares estão aqui hoje. Quanto a mim, tenho certeza de que sempre lembrarei de vocês e até meu último dia de vida, falarei da minha felicidade desses dias de formatura que, como diretor do Instituto de Computação, tive a imensa honra de poder proferir essas palavras a vocês. Parabéns, bacharéis em Ciência da Computação, parabéns, bacharéis em Engenharia de Software. Que Deus ilumine e abençoe cada um de vocês nessa bela jornada da vida. Desejo a todos muito sucesso e felicidade”, discursou o diretor do Icomp.
Mesa de honra
Computação – aprimoramento permanente
A paraninfa do curso de Ciência da Computação, professora Tayana Uchôa Conte, destacou a emoção que sente a cada colação de grau e ressaltou a importância da resiliência para alcançar o sucesso. “Agora o jogo começa. Parabéns a todos os pais, a todos os filhos, a todas as mães, aos parceiros, pois é uma vitória de todos vocês também. Há pessoas que choram em todos os casamentos a que vão. Choram em homenagem ao amor. Eu choro em todas as colações de grau. Eu choro em homenagem à vitória, em homenagem ao trabalho e à realização, porque é isso que essa noite é, uma enorme comemoração da realização de vocês. Foi mais que difícil. Essa turma enfrentou a pandemia. Isso nos dá a noção do quanto de resiliência foi necessário. Não é sobre quantas vezes você reprovou em uma disciplina, não é quantas vezes você pensou que esse dia não iria chegar. Eu tenho certeza de que essa resiliência que trouxe vocês até aqui e vai levá-los muito mais longe. Parabéns, pessoas queridas, estou muito feliz por vocês”, discursou a paraninfa.
Em nome dos formandos, a oradora Jéssica Brito Moura proferiu discurso, destacando as expectativas da turma desde o ingresso na faculdade até este momento diante do futuro profissional. “Todos entramos no curso com expectativas. Alguns, talvez, mais que outros. Expectativas de encontrar algo que fizesse sentido para nós, de eventualmente nos alocar no espaço de trabalho, a expectativa de crescer, envelhecer, viver sonhos que parecem inatingíveis quando éramos mais novos. Para alguns, além das expectativas pessoais, havia também o peso das expectativas alheias, de familiares, amigos e parceiros. A expectativa de nos tornarmos independentes, de contribuirmos para a sociedade. Não tenho como listar para vocês as expectativas que nós criamos ao começarmos a faculdade, mas eu posso falar uma que era comum a todos que era a de concluir a faculdade, que transformamos em realidade hoje. Concluímos uma jornada intensa em nossas vidas. Agradecemos aos nossos professores por investirem em nossas vidas, por nos ensinarem tanto, por nos desafiarem a nos tornarmos melhores. Que possamos levar adiante o espírito de aprendizado que vocês tão generosamente nos transmitiram e que as expectativas que criarão agora que nos formamos sejam superadas pela realidade que vamos construir. Não tenham medo de criar expectativas e não tenham medo de quebrá-las”.
O patrono e coordenador do curso de Engenharia de Software, professor André Luiz da Costa Carvalho, afirmou que sempre é um momento de muita felicidade estar no palco para cerimônias de outorga de grau. “Nosso objetivo, enquanto professores, embora muitas vezes não pareça, é vê-los aqui de beca, sentadinhos, com o chapeuzinho. Acredito que dei aula presencial para quase todos vocês. Vocês estão formados em um curso em que, não necessariamente, quem entra, sai formado. Muitos ficam pelo caminho e isso se dá pelos mais diversos motivos, seja por não se darem bem com o curso, por motivo de trabalho. Então, sintam-se orgulhosos dessa trajetória. Lembrem-se sempre de que foram formados pela Universidade Federal do Amazonas, em um dos melhores cursos do país. Levem esse nome para o mundo. Lembrem-se também de que a vida é um eterno aprendizado. A área de computação é uma área maravilhosa e cruel ao mesmo tempo, pois tudo muda muito rápido. Daqui a dez anos, as tecnologias que hoje estão na moda, estarão obsoletas e o que esperamos que vocês tenham realmente aprendido é deixar o espírito aberto ao aprendizado, como aprender tecnologias novas e tenho plena confiança de que vocês aprenderam isso”.
Expectativas
Confira a lista completa de formandos do Icomp
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
2. ISABELLE BRILHANTE FIGARELLA REGO
1. AIRTON AZEVEDO FRANCO MARTINS
4. JOÃO ALFREDO HOLANDA BESSA NETO
3. JESSICA BRITO MOURA
6. RAQUEL FOLZ CAVALCANTE
5. NABSON PAIVA SOUZA DA SILVA
ENGENHARIA DE SOFTWARE
1. ELITON DE SOUZA SILVA
3. IGOR VINICIUS BATALHA FERNANDES
2. ELTON JONATHAS DA SILVA LUCAS JUNIOR
5. JACKSON MATHEUS DOS SANTOS
4. INGRA CRISTINA DE OLIVEIRA MORAIS
7. LINO CAVALCANTE MOTA NETO
6. KLISSIA ARLINDA REIS SILVA
9. MATHEUS HENRIQUE REIS
8. LUAN SOUZA MARQUES
11. NATALIA DE SOUZA FREIRE
10. MIGUEL CASTRO DA SILVA