Foto: Erlon Rodrigues e Divulgação/PC-AM.A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio do 1° Distrito Integrado de Polícia (DIP), deflagrou a Operação Refratário e prendeu em flagrante, na segunda-feira (15/01), Cícero Eduardo Oliveira Júnior, conhecido como “O Ciclope” ou “Careca”, responsável por fornecer armas de fogo e transportar drogas para grupos criminosos de outros estados. Com ele, foram apreendidas duas pistolas, uma carabina CTT calibre 40 e um fuzil, além de munições e 31 tabletes de maconha.
Há 11 minutos
O indivíduo teria facilidade em obter armamentos por ser um Colecionador, Atirador Desportivo e Caçador (CAC)
Os materiais estavam em posse de um Colecionador, Atirador Desportivo e Caçador (CAC) e, a partir disso, foi possível obter informações acerca de Cícero Eduardo, que também seria CAC. O homem também tem passagem por usurpação de bens da união, haja vista que trabalhava em um garimpo ilegal.
Conforme o delegado Cícero Túlio, titular da unidade policial, a investigação faz parte de um desdobramento da Operação Paiol, deflagrada no final do ano passado, que resultou na apreensão de aproximadamente 30 mil munições e diversas armas de fogo.
Segundo o delegado, na residência do indivíduo, situada no conjunto Ajuricaba, bairro Alvorada, zona centro-oeste, a equipe policial do 1º DIP apreendeu uma expressiva quantidade de drogas que seriam enviadas para São Paulo, conforme orientação passada a ele por um indivíduo identificado como “Kiko”. As investigações estão em andamento para localizá-lo.
“A função do Cícero Eduardo no grupo criminoso era adquirir as armas e repassar para pessoas vinculadas ao tráfico de drogas no Amazonas, tendo em vista a facilidade dele em obter os armamentos devido ser um atirador desportivo. Além disso, ele também era responsável por guardar as drogas do grupo criminoso”, disse.
De acordo com o titular, as investigações também seguirão para identificar outros possíveis envolvidos neste grupo criminoso.
“As drogas eram oriundas da calha do Rio Solimões, principalmente do município de Tabatinga (a 1.108 quilômetros de Manaus) e Benjamin Constant (a 1.121 quilômetros de Manaus), por isso, a partir de agora, iremos investigar quem seriam os responsáveis por remeter esse material para a capital amazonense”, salientou.
Cícero Eduardo Oliveira Júnior responderá por tráfico de drogas, associação para o tráfico e posse de arma de fogo de uso restrito. Ele passará por audiência de custódia e ficará à disposição da Justiça.
Procedimentos